mesa-2-570x250“Estamos cumprindo um sonho. A oferta de um curso de Mestrado atende a uma grande carência da Escola da Magistratura, uma instituição que já vem há anos ofertando cursos de pós-graduação lato sensu na área do Direito.”

Com estas palavras, o desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), iniciou sua saudação aos alunos do curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP), que a Esmec está ofertando em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A primeira aula aconteceu na noite desta segunda-feira (07/03/16), para 40 alunos, dentre juízes, promotores, advogados, servidores do Judiciário e outros profissionais do Direito.

O desembargador Paulo Ponte agradeceu a confiança depositada pelo reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, que em agosto do ano passado assinou convênio com a Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale (“Uma grande incentivadora desse projeto”), para a concretização do Mestrado. O magistrado também elogiou o empenho do professor Francisco Horácio da Silva Frota, Coordenador do curso.

“Há 15 anos a Esmec sonhava com um Mestrado. Um sonho que vem desde a consolidação de seus cursos de Especialização. Logo que assumimos esta Escola, no início de 2015, vimos trabalhando para a concretização desse curso. Estamos, portanto, celebrando hoje uma vitória, graças ao apoio do Tribunal de Justiça e da Uece”, afirmou o desembargador Paulo Ponte, frisando a qualidade do MPPPP, que tem conceito 5 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes).

PARCERIA
O professor Horácio explicou como será desenvolvido o curso, que foi implantado há 12 anos e já está em sua 14ª turma, e sublinhou a importância da parceria com a Esmec. Disse que na Uece, ultimamente, vem ocorrendo solicitações de outros órgãos públicos para implantar um MPPPP, mas preferiu-se, no momento, optar pela Escola da Magistratura.

“Essas relações interinstitucionais são importantíssimas para nós. Poderíamos ter feito parceria com outros órgãos, porque queremos a intersetorialidade, no entanto, quando foi proposta uma turma específica para a Esmec, decidimos aceitar, pois se tratava de uma experiência diferente, pela própria natureza da Escola, que acolhe diversos operadores do Direito”, explicou o professor.

Segundo Horácio, pela especificidade do curso (Políticas Públicas) e pelas ações desenvolvidas, “estamos a toda hora dialogando com juízes, promotores, advogados. Por isso é importante essa parceria com a Esmec”.

Ele destacou também o caráter plural do curso: “Temos alunos de partidos diversos, muita gente do mundo político, secretários de governo, parlamentares…”. Por fim, desejou boa sorte aos mestrandos: “Comungo da esperança, e tenho fé, de que sairemos daqui mais fortalecidos e mais crescidos”.

TEORIA POLÍTICA
A primeira disciplina do Mestrado, Teoria Política I, estará sendo ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Josênio Camelo Parente até sexta-feira (11/03), sendo retomada no período de 21 a 25 de março, sempre no horário de 19 às 22h.

Josênio destacou o momento efervescente da política nacional (com ameaça de impeachment, cassação do presidente da Câmara Federal, operação Lava Jato etc.), acreditando que serão travados ricos debates no decorrer de suas aulas.

Fonte: TJCE