alvoEstão abertas pré-inscrições para o I Curso de Defesa Armada para Magistrados, destinado aos juízes estaduais. A iniciativa é da Comissão de Segurança Permanente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em conjunto com a Assistência Militar do TJCE. A capacitação é gratuita para os magistrados e será custeada com recursos do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg-JE), fixado na Lei Estadual nº 15.145/2012, cuja criação é pioneira no país e resultou de atuação incisiva da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

O objetivo do curso é capacitar os juízes para as adequadas práticas de defesa pessoal e de uso de armas de fogo. Trata-se de uma medida para agregar segurança a esses profissionais que, não raro, sofrem ameaças e violência no exercício da judicatura.

Inscrições
Os interessados têm até o dia 28 de fevereiro para efetuar a pré-inscrição, que consiste em responder a um formulário que está sendo enviado aos e-mails funcionais dos magistrados, pela Comissão.

Com a pré-inscrição concluída, serão identificados a quantidade de juízes que desejam participar e o nível de conhecimento e experiência que têm no assunto. A partir desses dados, haverá a formação de turmas e o processo de licitação para contratação de clube de tiro. A expectativa é que as aulas das primeiras turmas ocorram ainda no primeiro semestre deste ano, afirma a coordenadora da Coordenadoria de Segurança e Assistência aos Magistrados, Georgeanne Botelho.

Metodologia
O curso será ministrado em três níveis, cada um corresponde a um dia de treinamento e é pré-requisito para o nível seguinte.
• Nível básico – Adequação técnica ao novo método – 8h/a
• Nível intermediário – A fisiologia do enfrentamento armado e sua aplicabilidade na defesa – 8h/a
• Nível avançado – Sobrevivendo ao enfrentamento armado – 10h/a

Outras informações
Coordenadoria de Segurança e Assistência aos Magistrados
Contatos: 85 3207.6828 e [email protected] – Georgeanne Botelho