acamA Acam Mandacaru (antes denominada Associação Casa de Afonso e Maria), que é apoiada pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), assinou convênio com a Secretaria Municipal da Educação (SME) para iniciar as atividades da creche da entidade. Nela, serão atendidas 36 crianças de 1 a 2 anos, de famílias do entorno (bairro Vicente Pinzón).

O espaço proporcionará alimentação e cuidados especiais aos pequenos. A equipe de trabalho é formada por voluntários da própria comunidade.

Segundo a Acam Mandacaru, os pais poderão trabalhar tranquilos, porque seus filhos estarão em um lugar seguro, com oportunidade de socialização, que é muito importante na fase inicial de suas vidas. A ONG tem como presidente a juíza aposentada Gilmaíse Mendes.

Sobre a Acam
A Associação Casa de Afonso e Maria, agora com o nome de fantasia Acam Mandacaru, nasceu de um gesto de solidariedade de Maria Lima de Oliveira, 97 anos, presidente de honra da entidade. Em 2010, ao lançar seu livro “Uma vida”, teve a ideia de doar a verba obtida com a venda da obra para seus 14 filhos concretizarem o sonho de fundar uma associação voltada para a formação de crianças de baixa renda. Criada a instituição, ganhou o nome de Maria e seu esposo. Hoje, quase 300 crianças de comunidades na área da Praia do Futuro e Vicente Pinzón, em Fortaleza, são beneficiadas com atividades educativas, esportivas e artísticas, que resultam em aumento da autoestima e da cidadania. Por extensão, as famílias também são beneficiadas. No final de 2014, por seu Projeto Cultura de Paz e Cidadania, a Acam Mandacaru conquistou o segundo lugar no III Prêmio Nacional de Direitos Humanos Juíza Patrícia Acioli, na categoria Práticas Humanísticas. O projeto é desenvolvido há cinco anos.

A Acam Mandacaru recebeu sua sede própria da Fundação Mandacaru, que está sendo reformada. Hoje, a entidade funciona em outro prédio no Vicente Pinzon.

Voluntários
A associação convida a todos os interessados em atuar como voluntários para conhecerem sua a sede, localizada na Rua das Estafetas, 10, próximo ao La Maison Buffet. Em breve, a entidade fará um encontro de todos os candidatos para serem treinados e alocados de acordo com a sua expertise e disponibilidade de tempo. Mais informações pelo telefone (85) 3261-2537.

Abaixo, seguem links com conteúdos sobre a associação. As gravações ocorreram quando a ONG funcionava em prédio cedido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

http://www.youtube.com/watch?hl=pt&gl=BR&client=mv-google&v=wWp9D7HfJwo&nomobile=1

http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/cetv-1a-edicao-fortaleza/v/casal-muda-realidade-de-moradores-de-bairro-pobre-de-fortaleza/2835083/

http://acmag.org.br/2014/12/associacao-casa-de-afonso-e-maria-recebe-premio-nacional-por-trabalho-social/

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=6609&cod_secao=1

Site: www.casadeafonsoemaria.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/ACAM2010/
E-mails: [email protected]; [email protected]
Contatos: (85) 3262.7972 / 98640.4950

Com informações da Agência da Boa Notícia