O Ceará já conta com 420 juízes de 1º grau. O número foi alcançado depois da posse dos 76 novos magistrados, realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Apesar do expressivo preenchimento dos quadros, ainda persistem 44 cargos vagos de juiz de 1º grau no Estado.

IMG_1535

Magistrados recém-empossados reunidos para a foto oficial

A solenidade da posse coletiva foi marcada pela presença das famílias dos empossados, sorrisos e entusiasmo com a nova vida por começar em comarcas do interior do Ceará.

Fez o juramento e discursou em nome do grupo o agora juiz de Caririaçu, Ramonilson Bezerra. “Nossa missão não é somente prolatar sentenças tecnicamente perfeitas, bem fundamentadas, em conformidade com a lei ou segundo a interpretação dominante jurídica. Nosso mister vai mais além, é reparar a cada um o que é seu, é ministrar a pacificação social, é garantir direitos, cessar ilegalidades, abusos e arbítrios, é fazer justiça”, disse.

IMG_1395

Presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, entregando o termo de posse a um dos novos juízes

Na ocasião, cada um dos 76 novos juízes foi chamado à frente do Plenário para receber o termo de posse. O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, entregou o documento a dois dos empossados. “É uma honra acompanhar esse momento histórico, tanto para o Poder Judiciário do Ceará quanto para as vidas desses jovens que agora se debruçam sobre o compromisso de servir Justiça à sociedade. A ACM celebra e abraça os novos colegas”, destacou.

Contextualizando a posse como um avanço em meio às diversas dificuldades por que passa o Judiciário cearense, a presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale, transmitiu palavras de esperança. “Deixo para cada um dos senhores o desafio de nunca parar de sonhar com um Judiciário que possa garantir para a nossa sociedade a diminuição das desigualdades, o fortalecimento da democracia, a efetivação de uma justiça social”, afirmou.

Primeiras ações
Finalizada a solenidade, os recém-empossados partiram para suas comarcas. Às vésperas de vencer os 354 km de Fortaleza a Ipaporanga, o juiz Diogo Lorosa, relatou as primeiras atividades planejadas. “A princípio, farei um levantamento acerca dos processos em conclusão, dos processos para conclusão há mais de 100 dias, dos processos com prioridade legal, para conferir celeridade à tramitação desses processos que estavam mais parados em razão da ausência de magistrados aqui no Estado do Ceará. Darei o meu melhor para servir à população ipaporanguense”, ressaltou.

Autoridades
Compuseram a mesa da solenidade de posse, a presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, o secretário geral do TJCE, Pedro Henrique de Castro, o governador do Ceará, Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Plácido Rios, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque, o ex-governador do Estado do Ceará, coronel Adauto Bezerra, e o presidente do TJ de Sergipe, desembargador Luis Mendonça.