AgcJZUrJsPEZvfIIrqde9NrGEk5t7lR9JrTjyeBJsVmnO juiz titular da 4ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Jaime Medeiros, participa de uma série de eventos sobre Justiça Juvenil Restaurativa em Cabo Verde, África, no período de 21 a 27 de novembro. Umas das principais atividades será na Assembleia Geral daquele país, na quarta-feira, 26 de novembro, quando proferirá a palestra “Justiça Restaurativa, fundamentos para uma mudança de paradigmas”.

O magistrado está nessa missão a convite da Organização das Nações Unidas (ONU), da ONG Terre des hommes (Tdh) e do Ministério da Justiça de Cabo Verde.

No dia 23, Jaime Medeiros esteve reunido com o Ministro da Justiça caboverdiano, José Carlos Correa, e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na ocasião, trataram dos aspectos positivos da implementação da Justiça Restaurativa, como método de solução de conflitos e pacificação social.

Também no dia 23, o juiz reuniu-se com representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). O órgão promove o intercâmbio de boas práticas e de soluções, com vistas a fortalecer a ação conjunta dos países no enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Ainda está prevista uma reunião com a ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos e com representantes do Instituto Caboverdiano da Criança e do Adolescente (ICCA). Estarão em evidência temáticas como: Panorama Internacional da Justiça Juvenil; Ponto de situação do Sistema de Justiça Juvenil em Cabo Verde; e as Recomendações do Congresso Juvenil em Genebra 2015.

Também participam da missão os responsáveis pelo programa de Terre des Hommes para a América Latina e Caribe, Antonie Claude Lissorgues (França) e Victor Herrero Escrich (Espanha), bem como os representantes da ONG no Brasil, Anselmo de Lima e Lastênia Soares.

Na sexta-feira, 27, Jaime Medeiros estará em Lisboa, Portugal, onde terá encontro com juízes do Sistema de Justiça Juvenil daquele país. Também na pauta, a Justiça Restaurativa.