conferencia-598x331Magistrados e servidores da Justiça brasileira e do mundo estão reunidos em Recife (PE) para a 7ª Conferência Internacional para a Formação e Capacitação do Poder Judiciário. O diretor-presidente e o vice-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, respectivamente, Cláudio dell’Orto e Marcelo Piragibe, fizeram palestras na tarde desta segunda-feira (9).

Cláudio dell’Orto falou sobre o tema “A arte e o ofício de ser juiz”. O diretor-presidente da ENM abordou os vários problemas que podem afetar a imparcialidade dos juízes, principalmente aqueles relacionados a valores morais, éticos ou religiosos que acabam entrando em conflito. Ele destacou ainda que, neste contexto, é importante oferecer uma formação transdisciplinar dando ao juiz conhecimentos que vão além dos textos legais. “Ser juiz é estar atento às questões que acompanham a humanidade e decidir sempre no sentido da proteção da dignidade humana, valor supremo e insuperável. Incumbe ao juiz encontrar, a partir da hermenêutica, a solução capaz de amenizar a dor, superar o sofrimento e restaurar a paz”, assinalou.

Cláudio dell’Orto participou da abertura do evento na noite deste domingo (8). A cerimônia contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão.

Já Marcelo Piragibe falou na tarde desta segunda-feira sobre “Equilíbrio entre influência e independência em formação Judiciária. Ele disse que o tema é muito cativante e motivou muitas perguntas pelos participantes de diversos países que acompanharão as discussões até o dia 12 de novembro em Pernambuco. “O papel das escolas (da magistratura) é fundamental neste contexto de assegurar a independência e a formação permanente dos juízes”, destacou.

Esta é a primeira vez que um país da América Latina sedia a mais importante conferência mundial sobre o tema educação e escolas judiciais, promovida pela International Organization for Judicial Training (IOJT) em cooperação com a ENM, da AMB, a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Esmafe 5ª Região), a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ejud-TJPE) e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

“Essa conferência será uma ocasião incomparável para ampliar o networking entre profissionais e instituições de educação judicial, estreitar as nossas relações, construir laços e colher frutos, o conhecimento e a experiência fundamentais para concretizar a sociedade que queremos, com um Judiciário preparado e os seus membros motivados e prontos para a realização de um trabalho racional e efetivo”, disse o desembargador Norberto dos Santos, presidente da Comissão Executiva da 7ª Conferência.

Fonte: AMB