Esmec_Casamento_coletivoUm total de 17 casais oficializaram a união durante casamento coletivo realizado nessa sexta-feira (13/11), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento fez parte das ações sociais em favor da comunidade do Dendê, que fica no entorno da instituição.

A cerimônia foi conduzida pelo coordenador da Esmec, juiz Aluísio Gurgel Júnior. De terno, vestido branco e buquê, como manda o figurino, os noivos aguardavam ansiosos a hora do “sim”. Muitos casais já viviam em união estável e decidiram oficializar o casamento com a oportunidade oferecida.

“A ideia do desembargador Paulo Ponte, diretor da Esmec, é aproximar a escola da comunidade. Nesse sentido, fizemos reuniões com o conselho comunitário a partir de agosto para arquitetar essa ação social, que já era de interesse da comunidade”, disse o juiz.

Segundo o magistrado, a celebração foi possível devido à parceria entre o Poder Judiciário e o Ofício de Registro Civil de Messejana, que providenciou as certidões de casamento sem custos para os beneficiados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) preparou a maquiagem e o penteado das noivas. Já o convite foi impresso na gráfica do TJCE. A celebração também contou com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça e de empresas particulares, que doaram o bolo de casamento.

Companheiros há 30 anos, Ladisvan Rodrigues e Cláudia Maria da Costa participaram da cerimônia acompanhados das duas filhas adultas. “Eu via as vizinhas se aprontando pra casar na igreja e ficava com vontade. Então apareceu essa oportunidade e eu aproveitei pra dar entrada nos papéis”, relata Cláudia.

Joselina Acácio está comemorando em família. Ela, o irmão e a irmã casaram na mesma cerimônia coletiva. “Foi um ótima oportunidade para nós, mulheres, que sonhávamos casar um dia, mas não tínhamos uma condição financeira boa para fazer um casamento”, afirmou.

Carmosa Portela, avó da noiva Viviane, se emocionou com o momento de realização da neta. “Tudo que eu sonhava na minha vida era alcançar o casamento dela. Obrigada, meu Deus!”.

De acordo com Antônia Agostina Sousa, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz, iniciativas como essa são importantes para inserir valores e promover direitos aos casais. “Não há dinheiro no mundo que pague a gente fazer o semelhante feliz”, declarou.

Fonte: TJCE