alunos do Bo JardimA juíza da 20ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, Antônia Neuma Mota Moreira Dias, proferiu palestra sobre “A Importância do Judiciário para a Sociedade”. O evento foi realizado nessa terça-feira (27/10) para estudantes do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Amaro, no bairro Bom Jardim, na Capital.

O objetivo foi mostrar de forma simplificada o trabalho, o funcionamento e o papel da Justiça para os adolescentes. Para tornar o encontro mais didático, a juíza apresentou um vídeo sobre “O que você quer ser quando crescer?”.

A magistrada afirmou que atualmente os alunos estão mais atualizados em relação a tudo. “As perguntas formuladas por eles foram pautadas de acordo com os problemas que estão acontecendo na sociedade. Então, é nosso dever informar que o Judiciário está aqui para ajudá-los”, disse.

Também destacou que as informações passadas aos jovens se tornam um canal de comunicação entre eles e a família, “pois levam o que viram e ouviram aqui para dentro de casa, gerando assim maior aproximação com o Judiciário”.

Após a explanação, os adolescentes puderam fazer questionamentos e opinar sobre a temática apresentada. Para o aluno Klevisson Manoel, do 3ª ano do ensino médio, é importante estarmos atentos aos assuntos relacionados à Justiça. “Assim saberemos cobrar de forma mais clara as leis do País”.

Ao final, a escola foi presenteada com exemplar do livro 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Poder Judiciário, que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça.

Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.

Fonte: TJCE