VídeoconferênciasAté o final do mês novembro, o Fórum Clóvis Beviláqua contará com uma sala permanente de videoconferências para reuniões de âmbito administrativo. A novidade foi anunciada nessa terça-feira (27/10), durante reunião que serviu como teste, realizada no Departamento de Informática do Fórum.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz José Maria do Santos Sales, “trata-se de uma prática a ser incentivada, com o objetivo de economizar tempo e combustível, uma vez que não será necessário deslocamento”.

O diretor do Departamento de Informática do Fórum, Leandro Taddeo, ressaltou ser “mais uma abertura de comunicação, que minimizará custos e, ao mesmo tempo, permitirá ganho de agilidade na solução de problemas”.

A proposta inicial é que a sala seja utilizada para reuniões entre Fórum e Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), podendo ser estendida a outras instituições. A instalação estava prevista no projeto estratégico do Tribunal, “Garantia da Eficácia das Audiências”.

INTEGRAÇÃO
A reunião que testou a videoconferência abordou a integração entre os Sistemas de Automação da Justiça (SAJ) de primeiro e segundo graus. Trata-se do envio eletrônico de processos entre os dois graus de jurisdição, agilizando o trâmite por meio da eliminação de etapas intermediárias.

Segundo o analista judiciário do Departamento de Informática do Fórum, Alessandro Sobral, a fase mais recente da integração consiste em uma ferramenta, já disponibilizada, que permite a solicitação automática de informações (pelo TJCE) de habeas corpus e agravos de instrumento dentro do próprio SAJ, dispensando o envio por malote digital.

Do TJCE, participaram da reunião profissionais das secretarias Judiciária e de Tecnologia da Informação. O Fórum contou com representantes da Diretoria e do Departamento de Informática.

Fonte: TJCE