karatêOs juízes Rommel Moreira Conrado, titular da 21ª Vara Criminal de Fortaleza, e Welithon Alves de Mesquita, titular da Comarca de Cedro, participaram no último dia 19 de setembro, do evento “Um Dia de Karatê”, promovido pela Associação Casa de Afonso e Maria (Acam), com o apoio da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A programação foi realizada no Clube dos Magistrados e contou com a presença de 110 crianças e adolescentes que praticam a modalidade na Acam.

Ambos os magistrados são graduados na arte marcial e detêm faixa preta. O juiz Rommel Moreira colaborou na arbitragem dos duelos e o juiz Welithon Alves participou de uma roda de conversa com os jovens atletas e os professores, compartilhando suas experiências com o karatê.

Ao total, foram distribuídas 22 medalhas de ouro, 22 de prata e 22 de bronze como forma de premiação pelas apresentações. O evento teve os objetivos de divulgar o trabalho social que a Acam desenvolve com crianças por meio da arte marcial, bem como incentivar o apadrinhamento dos jovens atletas que necessitam de auxílio para custear materiais esportivos (kimono etc.) e a avaliação anual para a troca de faixa.

Praticante do esporte desde os oito anos de idade, o juiz Welithon Alves afirma que “essas atividades são importantes para a formação de muitos aspectos da vida desses jovens, como o caráter e a obtenção de renda. Também ajuda a prevenir que eles se envolvam com outras atividades ilegais”.

Projeto no Cedro
O magistrado Welithon Alves também realiza um trabalho semelhante na Comarca de Cedro, da qual é titular. Ele ministra aulas de karatê gratuitamente para uma turma de aproximadamente 50 alunos, entre crianças e adolescentes, três vezes por semana, no turno da noite.

O projeto começou na Comarca de Araripe, quando ainda era juiz titular da cidade e está sendo realizado no Cedro há pouco mais de um mês.