Iguatu 2O Polo de Aprendizagem da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) em Iguatu, a 384 km de Fortaleza, foi instalado no dia 22 de setembro, em solenidade no auditório do Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira. É em uma sala do campus onde funcionará o polo. O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, participou do evento.

Na ocasião, assumiu a coordenação do polo o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, designado para a função por meio da Portaria nº 50/2014. O magistrado destaca o benefício da descentralização das atividades pedagógicas. “A expectativa é interiorizar as ações da Esmec, replicando em Iguatu os cursos oferecidos em Fortaleza, fazendo com que o conhecimento não fique concentrado, mas se estenda a outros polos”.

Serão beneficiados com capacitações os juízes da 2ª Zona Judiciária, cuja sede fica em Iguatu e abrange 16 municípios: Acopiara, Aiuaba, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Parambu, Quixelô, Saboeiro, Umari e Várzea Alegre.

IguatuA iniciativa também foi saudada pelo presidente da ACM. “É muito válido a Esmec estender sua atuação pelo Ceará, propiciando os magistrados uma formação continuada tão interiorizada quando as atividades judicantes o são”, afirmou Araújo.

Na solenidade, houve a palestra “Visão panorâmica do Novo CPC”, proferida pelo juiz Welithon Alves de Mesquita; e o lançamento do livro “Teoria e Filosofia do Direito”, organizado pelo professor doutor Flávio José Moreira Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec.

O diretor da Escola, desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, foi representado pelo coordenador da Esmec, juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior.

Esse é o segundo Polo de Aprendizagem da Esmec a ser instalado. O primeiro foi o do Crato, a 527 km de Fortaleza, em outubro de 2014.

 

Veja aqui mais fotos do evento.