20150811065034_foto_AMBNeste 11 de agosto, segundo dia consecutivo de agenda da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em Brasília, destacaram-se a 8ª Reunião do Conselho de Representantes e a 6ª Reunião da Comissão de Direitos Humanos.

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, participou da 8ª Reunião. Nela, foram discutidos assuntos, como o lançamento o movimento “Não deixe o Judiciário parar” e do estudo “O uso da Justiça e litígio no Brasil”; a Resolução 194/CNJ, que trata da valorização do Primeiro Grau; e a articulação para o acompanhamento dos trabalhos da comissão especial instalada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2012, das eleições diretas nos tribunais de Justiça.

Na reunião sobre direitos humanos, participaram o seguintes magistrados do Ceará: a coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da ACM, juíza Maria das Graças Quental, o Secretário de Direitos Humanos e Cidadania da AMB, juiz Marcelo Roseno, e o vice-presidente de direitos humanos da AMB, juiz Ricardo Barreto. Entre os temas que foram debatidos está o andamento dos projetos no âmbito das subcomissões de formação de juízes e de justiça criminal.

A programação da AMB se encerra hoje à noite, com o lançamento da pesquisa “O Uso do Judiciário e o Litígio no Brasil”, que vai informar a sociedade sobre o número de processos que chegam à Justiça de primeiro e segundo graus e Turmas Recursais, e quais são os setores que mais congestionam o Judiciário.