FOTO_NOTÍCIA_destaque

Na foto, o novo desembargador, Heráclito Vieira, e o presidente da ACM, Antônio Araújo

Na tarde desta quinta-feira, 13 de agosto, o juiz Heráclito Vieira Neto foi eleito o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A escolha ocorreu em sessão do Pleno presidida pela chefe do Judiciário cearense, desembargadora Iracema do Vale.

A votação foi aberta e nominal, com 30 desembargadores votantes. O magistrado eleito obteve a maior média, totalizando 86,60 pontos, seguido dos juízes Francisco Mauro Liberato, 86,03 pontos, e Henrique Jorge Silveira, 85,58 pontos. Na composição da pontuação, foram analisados os critérios de desempenho (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional); presteza no exercicio das funções; aperfeiçoamento técnico; e adequação na conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

17 magistrados de entrância final disputaram, pelo critério de merecimento, a vaga, aberta com a aposentadoria do desembargador Clécio Aguiar de Magalhães.

O ingresso de Heráclito Vieira Neto no 2º grau ocorre na terceira vez que ele concorre ao cargo.“É um momento muito importante na vida de qualquer magistrado ascender ao Tribunal. E de ter sido reconhecido um trabalho de 22 anos na magistratura pelos membros da Corte. É uma nova etapa, mas também é uma continuidade do trabalho que venho fazendo no Juizado desde 1994. Pretendo dar continuidade a esse trabalho de compromisso com a instituição e distribuir a justiça para quem procura o Poder Judiciário”, afirmou o desembargador eleito.

A presidente do TJCE declarou que “é um desembargador jovem quem está vindo somar ao colegiado”. A posse do novo desembargador acontecerá no dia 27 de agosto, às 16h, no Palácio da Justiça.