IMG_1407

Encontro de Aposentados e Pensionistas

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizou o Encontro dos Aposentados e Pensionistas da entidade na manhã desta sexta-feira, 28 de agosto, no Clube dos Magistrados. Com uma programação diversificada, o encontro teve palestras, música ao vivo e ações de saúde.

Exercício e saúde
Um dos pontos altos foi a palestra “Exercício fisico e o envelhecimento”, apresentada pelo preparador físico, Abel Rodrigues, que integra o quadro da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza. Abel destacou a importância da atividade física na terceira idade, principalmente como forma de prevenir doenças, fortalecer ossos e músculos e promover a resistência física.

O preparador ainda deu dicas de quais exercícios são mais apropriados nessa faixa etária. “A proposta é que se tenha o exercício físico como uma prática de vida e também procurar uma atividade que lhe dê prazer. Seja uma hidroginástica, seja uma caminhada, mas que tenha algum propósito. O importante é não fazer um exercício à força, porque a tendência é desistir”, disse Abel.

Suporte
A assessoria jurídica que a ACM presta às pensionistas também foi destaque, por meio de um bate-papo com o advogado Josué Lima, que trabalha junto à associação nesse âmbito. A atuação dele vem gerando benefícios diferenciais para essas associadas. “Estamos conseguindo diminuir bastante o período de tempo entre a concessão da pensão provisória e a definitiva para as pensionistas. Graças ao trabalho do dia-a-dia de visita aos órgãos, agilizando a tramitação dos processos”, declarou o advogado. Segundo Josué, a meta para breve é que esse ínterim seja de seis meses, sendo que quando a atuação dele começou essa espera durava três anos, em média.

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, além de saudar os participantes, fez um relato do andamento das PECs que estão em tramitação no Congresso Nacional e que são de interesse dos dois públicos enfocados no evento.

Campo des. Carlos Facundo
Após as apresentações, houve o descerramento da placa do Campo de Futebol Society do Clube dos Magistrados, que leva o nome do desembargador falecido, Carlos Facundo. A homenagem contou com a presença de familiares do desembargador e palavras do diretor de aposentados da ACM, desembargador Ademar Mendes Bezerra.

Campo de Futebol Society Desembargador Carlos Facundo

Campo de Futebol Society Desembargador Carlos Facundo

O almoço teve a ambientação do agradável som de Edinho Villas Boas. E, como encerramento, foi realizado sorteio de presentes para os associados. Os agraciados com os mimos foram: Alzenir Silva Cruz, Antônio Airton Pontes, Francisco Auricélio Pontes, Huguette Branquehais, José Israel Torres, José Jonas Macedo, Maria do Carmo Lima, Maria Gilmaíse de Oliveira e Maria Lirete Freitas.

Ao longo do encontro, ainda houve prestação de serviços de saúde bucal, em uma unidade móvel da Uniodonto.

Para o presidente da ACM, juiz Antônio Alves de Araújo, o evento foi bastante produtivo e sinalizou a realização de futuros encontros. “Foi muito gratificante essa manhã, um evento, leve, sóbrio e descontraído. Vi os associados felizes e se confraternizando, inclusive sugerindo que novos eventos devam acontecer. Nossa intenção é fazer outros encontros dessa natureza, para que aposentados e pensionistas venham trocar ideias, se confraternizar e ficar por dentro dos assuntos de interesse da classe”, declarou.

Depoimentos
“Estou muito satisfeito com o encontro e fiz questão de vir, pois é a primeira vez que participo como aposentado. E isso é muito bom, espero que sempre aconteça, pois é muito importante para poder esclarecer as dúvidas”
Israel Martins, juiz aposentado

“Nós só temos o que agradecer à associação por proporcionar um evento assim, porque as pessoas precisam se confraternizar mais, se encontrar mais. Esses eventos possibilitam encontros de colegas que já não se vêem mais com tanta freqüência e isso é importante. Espero que a iniciativa continue”
Maria Lirete Freitas, diretora de pensionistas da ACM

“A abordagem feita em relação a tratar da saúde física por meio de exercícios foi muito importante e foi bem recebida por todos”
Airton Pontes, juiz aposentado

“Foi um evento excelente e principalmente a explicação do advogado fez toda diferença. É muito gratificante saber que a diretoria da ACM se preocupa com a classe das pensionistas”
Maria do Carmo Lima, pensionista

“Achei uma iniciativa excelente da ACM, que está de parabéns e também nós que recebemos esse presente e uma oportunidade de estarmos por dentro das causas do Poder Judiciário”
Sonia Costa, juíza aposentada

“Muito boa a iniciativa da confraternização, além de termos a oportunidade de ficar por dentro de alguns assuntos que muitas vezes não sabemos como resolver e aqui tivemos esclarecimentos”
Francisca Timbó, pensionista

“Maravilhoso o evento e espero que outros como esse aconteçam. A associação está de parabéns”
Auricélio Pontes, desembargador aposentado

“Achei o evento muito bom e estou muito feliz e mais tranquila após os esclarecimentos do advogado”
Alzenir Silva, pensionista

 

Veja mais imagens clicando aqui