Antonio_Araujo_e_Renato_Roseno

Juiz Antônio Araújo e deputado estadual Renato Roseno

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) arregimentou o apoio do deputado estadual Renato Roseno (Psol) à campanha pela implantação de eleições diretas no Poder Judiciário do Ceará. Roseno declarou-se favorável à bandeira e assegurou contribuir com a causa. O assunto foi pauta de uma reunião com o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, na manhã da sexta-feira, 7 de agosto, no gabinete de Roseno, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O fato de o Judiciário ser o único Poder em que os gestores dos órgãos diretivos não são escolhidos democraticamente foi considerado pelo deputado como “um atraso”. “Estabelecer a eleição direta para os tribunais de justiça guarda absoluta sintonia com o projeto de Estado brasileiro da Constituição de 1988, que tem a democracia como princípio”, destacou.

Os benefícios sociais da medida, defendidos pelos magistrados, também ecoaram nas palavras do deputado. “Na medida em que a base que faz o Judiciário (juízes de 1º grau) tiver a possibilidade de discutir os rumos do Poder, há um ganho para a sociedade inteira na prestação de serviço jurisdicional”, disse Roseno.

“Nossa bandeira agregou um fortíssimo aliado. O deputado Renato Roseno será um importante apoio para intensificar o debate acerca do assunto e a expectativa é que o TJ do Ceará seja o segundo do Brasil a implantar as diretas, muito em breve”, afirmou o presidente da ACM. O primeiro foi o de Roraima, em junho deste ano.