A diretoria da associação participou de reunião com o presidente da AMB, João Ricardo, e a presidente do TJCE, Iracema do Vale

A diretoria da ACM participou de reunião com o presidente da AMB, João Ricardo, e a presidente do TJCE, Iracema do Vale

 

A diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) participou na manhã desta terça-feira, 14 de julho, de uma reunião com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo Costa, e a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema do Vale. O encontro ocorreu no gabinete da chefe do judiciário cearense e teve como objetivo estreitar o diálogo entre o tribunal e as entidades.

Marcaram presença os desembargadores Lisete de Sousa Gadelha e Raimundo Nonato Silva e os juízes Antônio Araújo, presidente da ACM, Ricardo Barreto, vice-presidente de Direitos Humanos da AMB; José Maria dos Santos Sales, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua; Cléber de Castro, auxiliar da Presidência do TJCE; Ana Cleyde Souza, 1ª secretária da ACM; Francy Farias, diretora de Patrimônio e Finanças da ACM; e Irandes Bastos, 1º tesoureiro da ACM.

Litígio e 1º grau
Na ocasião, o presidente da AMB destacou alguns dos desafios que a justiça brasileira enfrenta, como a grande quantidade de processos que tramitam no país. Segundo João Ricardo, a AMB busca solucionar esse problema com iniciativas focadas na realização de audiências de conciliação e a meta é reduzir em 50% o litígio do Brasil. Entre as medidas propostas está a criação de centros de inteligência que farão diagnósticos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e nos tribunais de justiça.

João Ricardo defendeu, ainda, a valorização da magistratura de 1º grau e propôs a elaboração de um plano de carreira, tornando a profissão de juiz mais atrativa e dinâmica.

Parceria
O bom relacionamento interinstitucional foi realçado por todos. “Nós temos uma excelente relação profissional com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. A desembargadora é uma pessoa de alta densidade democrática, que aposta no diálogo, como nós. E, hoje, nós pudemos ver o quanto é importante a relação que ela tem com a Associação dos Magistrados, com as lideranças associativas e com a própria AMB. É uma reunião de parceiros que se comprometem a melhorar a justiça brasileira”, declarou João Ricardo.

Já a presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale, falou a respeito da nomeação de aproximadamente 80 juízes, prevista para agosto. Anfitriã no momento, saudou a entidade nacional. “É uma honra ter o presidente da magistratura nacional nessa reunião institucional e nós pudemos debater todos os problemas e as dificuldades que temos no judiciário cearense. E é importante, pois consolida ainda mais o diálogo entre as entidades”.

Para o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, o encontro “foi de fundamental importância para o Poder Judiciário do Estado do Ceará, tendo em vista a harmonia que se consolida entre a gestão do judiciário e a entidade da classe dos juízes”.