esmecA Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) estará com inscrições abertas, no período de 3 a 14 de agosto, para o curso Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica contra a Mulher, que está sob a coordenação da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ex-Diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e ex-Coordenadora Geral da Esmec.

O curso conta com a parceria do Ministério Público estadual, da Defensoria Pública do Estado e das Universidades (UFC, Unifor e Uece), estando em processo de credenciamento junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Com carga horária de 30 h/a, o curso será realizado nos dias 28 e 29 de agosto e 11 e 12 de setembro de 2015, com aulas nas sextas de 8 às 12h e 14 às 18h, e aos sábados de 8 às 12h.

O público-alvo é formado por magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores da Justiça estadual que atuem na área e integrantes de Equipes Multiprofissionais a serviço do Poder Judiciário.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, sendo 30 para magistrados estaduais, 10 para promotores de justiça, 10 para defensores públicos e 10 para servidores da Justiça estadual e membros de equipes multiprofissionais que atuem na área.

Os interessados devem solicitar inscrição através do e-mail [email protected], informando nome completo, lotação/vara e telefone para contato.

Somente serão considerados aprovados aqueles alunos cuja média aritmética entre a sua nota e a da sua equipe seja igual ou superior a 7, sem prejuízo da frequência mínima de 75% exigida para aprovação.

Objetivos do curso: permitir que o magistrado possa dar andamento eficaz e célere aos processos judiciais que envolvam a violência familiar e doméstica contra a mulher, seja quanto à abordagem adequada à vítima e aos demais atingidos, como também no que tange ao andamento processual coerente com a relevância social da matéria; conhecer os aspectos jurídicos da Lei 11.340/2006 notadamente os tipos de violência doméstica preconizados pela Lei Maria da Penha, os dispositivos de proteção e os prazos processuais e prescricionais estabelecidos; sensibilizar para a importância do atendimento acolhedor e humanizado à vítima, aprimorando a atuação judicante; e atuar em articulação com a rede de apoio à mulher em situação de violência disponível no município ou comarca em que exerce as suas atribuições.

Ministrarão o curso os seguintes professores: Marinina Gruska Benevides (pós-doutora em Direito pela Universidade de Coimbra e Coordenadora do Núcleo de apoio a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Navi), Ana Maria D´Ávila Lopes (pós-doutora em Direito das Minorias e membro titular da Comissão Executiva do Consórcio Latino-americano de Derechos Humanos), Anailton Mendes de Sá Diniz (Promotor de Justiça e membro do Núcleo de Gênero Pró-Mulher da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará), Renato Vasconcelos Magalhães (Juiz de Direito do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Mossoró e vice-presidente do Fórum Nacional de Juízes de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Fonavid), Adriana de Ramos Melo (juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJRJ) e Mônica Maria de Paula Barroso (Defensora Pública que se destacou pela atuação na defesa dos direitos humanos, especialmente os direitos das mulheres).

Acesse aqui mais informações sobre o corpo docente e as disciplinas do curso.

IMPORTANTE: há necessidade que os integrantes das equipes multidisciplinares a serviço do Poder Judiciário que atuam na área também possam participar do curso, a fim de propiciar uma capacitação que produza sinergia entre todos os profissionais que trabalham na área, a fim de que o curso possa atingir plenamente seus objetivos. Não basta capacitar os juízes nesta seara, mas também os demais integrantes do sistema de justiça.

SERVIÇO
Curso: Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica contra a Mulher
Período do curso: 28 e 29 de agosto e 11 e 12 de setembro de 2015
Público-alvo: magistrados da Justiça estadual, promotores de justiça, defensores públicos, servidores e outros profissionais da justiça estadual que atuam na área
Vagas: 60, sendo 30 para magistrados e 30 para os demais públicos-alvo
Inscrições: gratuitas, de 01 a 14 de agosto de 2015, pelo e-mail [email protected]
Mais informações: (85) 3492.9100 / 9114

 

Fonte: Esmec