Durval_Aires_Filho

O desembargador Durval Aires Filho é presidente da 7ª Câmara Cível do TJCE

O desembargador Durval Aires Filho, presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), assumirá, na próxima quarta-feira (10/06), a cadeira número 40 da Academia Cearense de Letras (ACL). A solenidade de posse ocorrerá às 16h, na rua do Rosário, nº 1, Palácio da Luz, no Centro de Fortaleza. Será o primeiro desembargador a integrar a Academia Cearense de Letras.

O magistrado foi eleito no dia 10 de fevereiro deste ano e ocupará a cadeira anteriormente ocupada pelo escritor Artur Eduardo Benevides, já falecido. O patrono da cadeira é Visconde de Saboia.

O magistrado concorreu à vaga, no primeiro turno, com a professora Vera Moraes, a escritora Révia Herculano, e o médico e poeta Ernani Rocha Machado. No segundo turno, concorreu com a professora Vera Moraes e obteve 22 votos, contra 17 da professora.

OBRAS
Entre as obras literárias do desembargador Durval estão “Onze Contos Reais” (2015) e “O Homem do Globo e Outros Contos” (2008). Na área jurídica, escreveu vários livros, com destaque para “As 10 Face do Mandado de Segurança”; “Corrida Eleitoral”; “Limites Atuais da Propaganda”; “Mandado de Segurança em Matéria Eleitoral”; e “Direito Público em Seis Temas Teóricos Relevantes e Atuais”.

ACADEMIA
A Academia Cearense de Letras tem 40 membros e é presidida pelo escritor José Augusto Bezerra. É a mais antiga instituição do gênero no País. Foi fundada em 15 de agosto de 1894 por intelectuais como o anglo-cearense Barão de Studart, e Thomaz Pompeu de Souza Brasil, o primeiro presidente, patrono da Casa.

 

Fonte: TJCE