cratoA unidade judiciária mais antiga do Interior do Estado completa 199 anos de criação no próximo sábado, dia 27. Instituída pelo rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816, a Comarca do Crato, a 527 km de Fortaleza, inicia a programação para festejar o seu ano bicentenário nesta sexta-feira (26/06).

O diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, juiz Renato Belo Vianna Velloso, destacou que “a Comarca tem profunda e histórica relação com o Poder Judiciário”. A partir das 9h, no Fórum local, terá início a solenidade de comemoração de aniversário, que contará com vários eventos realizados por magistrados e servidores em parceria com entidades locais.

Haverá, ainda, apresentações da orquestra Solibel, coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) e da banda municipal.

Também serão apresentados os trabalhos empreendidos na Comarca pelo Judiciário cearense e divulgada a programação de eventos para ocorrer no transcurso do ano do bicentenário (ver relação abaixo).

Atualmente, o Fórum tem seis unidades judiciárias, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões, e um Juizado Especial Cível e Criminal.

História
De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras, que por este alvará sou servido elevar à qualidade de vila.

Programação
1. Reedição do livro que trata da história da Comarca do Crato, com atualização, conforme autorização da família do escritor Raimundo de Oliveira Borges;

2. Emissão de selo comemorativo dos 200 anos de criação da Comarca;

3. Concurso literário nas escolas do município sobre o bicentenário da Comarca;

4. Visita de magistrados às escolas da rede de ensino pública e particular divulgando o Poder Judiciário, o aniversário da Comarca e convocando para o concurso literário;

5. Concurso de cordel sobre o bicentenário da Comarca;

6. Concurso de artesanato para escolher o troféu do bicentenário, a ser entregue a autoridades marcantes na história da Comarca;

7. Concurso de vídeo documentário sobre a Comarca e seus 200 anos, do qual participarão os alunos da escola profissionalizante e outros estudantes do ensino médio da rede de ensino;

8. Realização de missas e outros atos ecumênicos no transcurso do ano do bicentenário;

9. Ação social em comemoração ao bicentenário envolvendo diversas entidades da cidade.

 

Fonte: TJCE