themis_e_des_durval

Desembargador Durval Aires Filho e a capa do volume 12 da Revista Themis

Será lançado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nesta quinta-feira (05/02), às 17h, o livro “Onze Contos Reais”, do desembargador Durval Aires Filho. Na oportunidade, haverá também o lançamento do volume 12 da Revista Themis, periódico científico da Esmec. A apresentação será feita pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, diretor da Escola no biênio fevereiro/2013 – janeiro/2015.

Com a publicação desta edição da Themis, referente ao ano de 2014, a Revista tem sua periodicidade regularizada, requisito fundamental para a Esmec pleitear o Qualis, que é o selo de classificação de periódicos científicos mais importante do país, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A regularização foi uma das metas do Des. Haroldo Máximo, inclusa no seu discurso de posse, proferido no dia 05/02/2013.

O volume 12 da Themis traz dois recordes importantes: tem 604 páginas (a média das últimas edições vinha sendo de 400), 26 artigos (a média era de 17) e uma resenha. Os textos são, em sua maior parte, de magistrados (como a desembargadora Gizela Nunes da Costa e os juízes Aluísio Gurgel e Jorge de Ciero), servidores e assessores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), todos professores da Esmec.

A edição traz ainda um artigo do professor Hélio Leite, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-secretário geral do TJCE, que fala da capacitação de magistrados no Judiciário estadual. O texto é uma síntese de sua tese de doutoramento, cujo tema também inspirou o professor Flávio Moreira Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec, em sua tese, defendida recentemente na Faculdade de Educação da UFC.

FICÇÃO
O segundo livro ficcional do desembargador Durval Aires Filho foi lançado inicialmente em dezembro de 2014, na 7ª Câmara Cível, da qual é presidente. Também foi palco do lançamento de “Onze Contos Reais” a Bienal do Livro, ocorrida no Centro de Eventos do Ceará.

O livro de estreia do magistrado foi “O Homem do Globo e Outros Contos” (2008). Em sua nova obra, Durval Aires lança mão da observação de fatos do cotidiano da cidade. Os contos mesclam o ficcional com o factual.

Em entrevista concedida ao jornal Diário do Nordeste (em 16/12/14), o desembargador disse que a obra se constitui de ”contos urbanos, histórias sujas, da cor do carbono”. A história gira em torno do próprio narrador, suas observações e digressões. “Nesse caso, misturo o conto com elementos da crônica, essencialmente voltada ao cotidiano”, observa.

 

SERVIÇO
Lançamento do livro Onze Contos Reais (Expressão Gráfica, 2014, 120 páginas) e da Revista Themis (publicação da Esmec)
Quando: 5 de fevereiro, às 17 horas
Local: auditório da Esmec – entrada franca
Informações: (85) 3492.9100 – [email protected]

 

Fonte: Esmec