O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, recebeu na tarde da última quinta-feira, 15 de janeiro, a visita do Secretário de Justiça do Estado do Ceará (Sejus), o advogado Hélio Leitão e, em seguida, o deputado estadual Elmano de Freitas.
O titular da Sejus buscou apoio da ACM para o programa “Ceará Pacífico”, anunciado pelo governo do estado para melhorar a segurança pública e áreas correlatas, como o sistema carcerário. A ideia é articular os juízes das varas criminais, engajando-os em ações com foco em promover dignidade no cumprimento das penas bem como medidas de ressocialização. Também foi sugerida no encontro, a realização de reuniões com operadores do direito criminal, englobando Polícia Judiciária, Defensoria Pública, Ministério Público e a Secretaria de Justiça do Estado, visando uma uniformização as ações citadas anteriormente.
Elmano de Freitas compareceu na sequência, a convite da associação. Ele ouviu e debateu pleitos da magistratura cearense. O deputado assumirá a liderança de bancada partidária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e será uma relevante ponte de diálogo entre o executivo e o judiciário. Além de aproximar os dois poderes, o deputado será uma importante ferramenta para facilitar a tramitação dos pleitos no que diz respeito ao judiciário.
Também esteve presente nos encontros a 1ª secretária da ACM, juíza Ana Cleyde Viana. Outra presença foi a da juíza Solange Holanda, que intermediou o contato com o parlamentar.