IMG_9017A Associação Cearense de Magistrados (ACM) promoveu nos dias 25 e 26 de novembro, um treinamento sobre aspectos técnicos do orçamento do Poder Judiciário. O conhecimento foi transmitido pelo servidor da Controladoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE–CE), José Wesmey da Silva.

A capacitação ocorreu na sede da associação e foi direcionada para integrantes da diretoria e alguns magistrados escolhidos em sorteio. Dentre os presentes, estava o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes – ambos representantes da ACM na Comissão Participativa de Elaboração e Execução do Orçamento 2015. Também compareceram a juíza e 1ª secretaria da ACM, Ana Cleyde Souza, o juiz Cléber de Castro, futuro assessor da presidente eleita do TJCE, entre outros.

Segundo o servidor, o objetivo da palestra foi deixar um pouco mais clara a linguagem orçamentária, esclarecendo alguns termos técnicos da área da contabilidade e da economia. Um dos principais assuntos tratados foi a forma como está exposto o orçamento do judiciário para o ano de 2015 e um comparativo do que foi executado em 2014, dessa maneira, avaliando melhor os gastos e as prioridades para o ano que vem.

“Tudo foi importante, porque é um assunto que nós não lidamos no dia-a-dia, não temos conhecimento, um assunto para nós juízes, muito árido. Então ele trouxe uma luz às nossas dificuldades nessa questão de orçamento e planejamento”, declarou a desembargadora Vilauba Lopes.

Para a juíza Ana Cleyde Viana, conhecer o orçamento é fundamental para saber quais a prioridades que o judiciário tem que ter e quais os gastos podem ser feitos. “A partir do momento que você tem um orçamento limitado, você tem que ter ideia do que vai dar prioridade. Quando a gente sabe o quanto se gasta com pessoal, com equipamentos e inovações tecnológicas, a gente vai ter uma ideia de como fazer esse orçamento ser melhor aproveitado. E quando você tem esse conhecimento e domina isso, você pode até argumentar melhor junto à Assembleia e junto ao executivo”, declarou a juíza.

Veja mais imagens clicando aqui