Mais de 400 estudantes do 6º ano de escolas públicas, professores, coordenadores e diretores, bem como juízes de Fortaleza estarão reunidos em uma solenidade na sexta-feira, 19 de dezembro, às 9h, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – prédio anexo à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Será o momento máximo do Projeto Judiciário e Cidadania, realizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) durante o segundo semestre deste ano, que proporcionou a esses alunos conhecimentos sobre cidadania (direitos e deveres) e o modo funcionamento do Poder Judiciário. A Secretaria Municipal da Educação (SME) é parceira do projeto. As duas entidades planejam nova edição em 2015, abrangendo mais escolas.

judiciario_e_cidadania_forum

Simulação de júri no Fórum Clóvis Beviláqua

judiciario_e_cidadania_escola_ok

Na encenação, em sala de aula, aluna usa toga de juíza

 

 

 

 

 

 

 

Na ocasião, haverá a apresentação de um coral de escola municipal, os mais de 30 profissionais aplicadores do projeto receberão certificados e o principal destaque será a premiação dos seis estudantes autores das melhores redações sobre o tema “Cidadania na Escola”; eles ganharão tablets. Será um premiado de cada uma das seis escolas participantes do projeto, uma por regional:

• E. M. Francisco das Chagas de Farias (Jardim Iracema – SER I)
• E. M. Aldaci Barbosa (Edson Queiroz – SER II)
• E. M. José Alcides Pinto (João XXIII – SER III)
• E. M. Zaira Monteiro Gondim (Itaperi – SER IV)
• E. M. Professora Lirêda Facó (Bom Jardim – SER V)
• E. M. Maria Antonézia Meireles e Sá (Barroso – SER VI)

Entre os estudantes que participaram está Tiago, 13 anos, da Escola Aldaci Barbosa. “Eu aprendi cidadania, respeito com as mulheres, respeito com os outros e também a me manter nos lugares corretos e não nos lugares errados. E uma das partes mais legais foi quando o juiz falou o nome dos objetos que são usados pela justiça”, comentou. O projeto enfocou alunos do 6º ano (faixa etária de 11 a 13 anos) por ser fase importante de transição da vida escolar infantil para a adolescência, quando há muita evasão escolar e os jovens são atraídos para o mundo do crime.

A ACM implementou o Projeto Judiciário e Cidadania com o objetivo de aproximar judiciário e população por meio das escolas. “Esse contato com os estudantes está sendo muito valioso, uma contribuição efetiva para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres e informados de como contar com os juízes e outros aplicadores do direito”, pontua a juíza titular da 9ª Vara da Fazenda Pública, Joriza Pinheiro, que atuou na E. M. Profª Lirêda Facó.

Além de Joriza Pinheiro, compõem a comissão da ACM que executou o projeto as juízas: Ana Cleyde Viana, Daniela Rocha, Natália Gondim, Neuma Dias e Patrícia Toledo. “É uma ação de importância fundamental para a promoção da justiça e da cidadania”, acrescenta o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo.

Segundo a professora da Escola José Alcides Pinto, Sandra Alves Carvalho, que leciona há mais de 10 anos, os alunos passaram a discernir melhor o certo e o errado; pensavam, por exemplo, que a corrupção era normal e descobriram ser um crime. “A iniciativa é muito boa, mostra que a ACM está preocupada em mudar a realidade”, analisa.

Para o secretário municipal da educação, Joaquim Aristides de Oliveira, o projeto é de grande importância para a vida dos alunos, já que, desde cedo, eles terão entendimento sobre direitos e deveres. “Compreender melhor o judiciário e a cidadania ajudará os nossos estudantes a contribuir para a construção da democracia, o que refletirá no futuro da nossa sociedade”, ressaltou.

Etapas do Projeto Judiciário e Cidadania
O projeto é uma ramificação de outra iniciativa da ACM, o “Movimento pela Democratização e Transparência do Judiciário” e foi inspirado em atividade semelhante da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”.

Na 1ª etapa, houve a articulação da ACM com a SME, o planejamento das ações e o treinamento de magistrados, professores, coordenadores pedagógicos e diretores. A 2ª etapa consistiu na discussão dos professores com os estudantes, em sala de aula, do conteúdo de duas cartilhas da AMB (atestadas pelo MEC), uma sobre conceitos de cidadania e outra sobre o funcionamento dos três poderes da república. A 3ª etapa correspondeu a visitas dos juízes às escolas -para bate-papos acerca da Constituição Federal, poderes da república, direitos humanos, cidadania, escolhas etc.- e visitas dos alunos ao Fórum Clóvis Beviláqua, onde até realizaram júris simulados com orientações dos juízes. Já a 4ª etapa corresponde à escrita das redações sobre “Cidadania na Escola”, e à solenidade com a premiação dos estudantes autores dos seis melhores textos e entrega de certificados aos aplicadores do projeto.

Ampliação em 2015
O Judiciário e Cidadania foi desenvolvido como projeto-piloto e, diante do êxito obtido, ACM e SME planejam realizar nova edição em 2015, abrangendo mais escolas: duas por regional.

 

Serviço
Premiação do Projeto Judiciário e Cidadania
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – prédio anexo à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres

judiciario_e_cidadania_convite_peq