A Associação Cearense de Magistrados (ACM) veiculou uma nota pública no jornal O Povo desta terça-feira, 23 de dezembro, na página 3 do caderno de Política, em que manifesta a esperança da categoria diante da futura presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Iracema Martins do Vale.

A iniciativa cumpre deliberação tomada na Assembleia Geral Extraordinária da ACM, realizada em 17 de novembro.

20141223_OP_Politica_Nota Publica ACM

20141223_OP_Politica_Nota_publica_ACM_esperanca_des_Iracema_Vale

 

Nota pública
de esperança à nova presidência do
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)

A Associação Cearense de Magistrados (ACM), representando a classe, dá as boas-vindas à eminente desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, que, a partir de 30 de janeiro de 2015, assumirá o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

A magistrada, valorizada no meio jurídico por seu conhecimento em Direito, experiência administrativa, sensibilidade humana e social elevadas, perfil conciliador e pacificador, conta com o apoio de toda a categoria, a qual ansiava por um dirigente com tais qualidades.

A administração que se finda, lamentavelmente, optou por trilhar um caminho de isolamento e falta de diálogo, principalmente, com os juízes de 1º grau, alargando o distanciamento entre as instâncias administrativa e judicial, com prejuízo para todos.

Não obstante, essa experiência serviu para fortalecer a busca por eleições diretas no judiciário estadual. Isso corresponderá à participação dos juízes de 1º grau na escolha dos dirigentes dos Tribunais, de modo que o colégio eleitoral seja ampliado para além do conjunto de desembargadores. Tal prática faz parte do funcionamento dos demais Poderes da República e sintoniza com o princípio constitucional da eficiência na administração pública.

Enquanto esse tempo não chega, confiantes no novo biênio de administração que se avizinha, comemoramos a posse da eminente desembargadora, desejando-lhe toda a sabedoria, serenidade e firmeza que o cargo demanda. Nessa caminhada, saiba que poderá contar com o empenho, boa vontade e trabalho duro que sempre caracterizaram a magistratura do Estado do Ceará, em especial nesses tempos mais difíceis, quando a carência de profissionais em relação ao número de Comarcas torna ainda mais pesada a honrosa atividade de entrega da prestação jurisdicional.

Fortaleza, 23 de dezembro de 2014
Associação Cearense de Magistrados (ACM)