Com a sabedoria que Deus lhe conferiu, dom Manuel Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte, asseverou: “quem vota em político corrupto está votando na morte!”. Quem é dom Edmilson? É aquele que recusou publicamente uma honraria no Senado Federal, a Comenda Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos. Em seu discurso asseverou: “não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta”, observou o bispo.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la.” Pois bem. Na mesma linha de pensamento cabe lembrar que nossa democracia é direta e o povo não sabe votar em seus representantes. Os que vendem o voto não têm compromisso com a coletividade, sendo coautores dos crimes praticados por corruptos e pelas consequências danosas de suas escolhas.

Os que votam em branco ou nulo omitem-se e favorecem o aparecimento dos corruptos. Já os políticos que compram votos não têm compromisso com a sociedade porque já pagaram seu mandato para os eleitores vendidos.

Não acredito no discurso que aponta a falta de educação como o problema da escolha dos maus políticos. Acredito que a maioria age de má fé mesmo, pois há inteligência no povo para muita coisa na vida, que permite a sobrevivência. É preciso que seja criada uma consciência de solidariedade. Votar em político corrupto é permitir a retirada de dinheiro público de todas as áreas essenciais à convivência humana.

Qualquer um de nós pode necessitar de saúde e de educação pública. A falta de dinheiro público impede o funcionamento adequado de hospitais de emergência, gerando a morte. Dom Edmilson fez 90 anos de pura saberia.

 

Michel Pinheiro
Juiz da Vara Única do Júri de Caucaia

 

Fonte: O Povo