movimento_sobralAconteceu ontem, 9 de outubro, em Sobral, mais um ato que faz parte do “Movimento pela Democratização e Transparência do Judiciário”. Realizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), o evento ocorreu no Fórum Dr. José Saboya de Albuquerque e contou com a presença de juízes daquela comarca e da Serra da Ibiapaba.

Os juízes que representaram a comarca, o coordenador da ACM em Sobral, Maurício Fernandes e Joyce Sampaio, explanaram as reivindicações e necessidades daquela unidade jurisdicional. Apesar da boa estrutura física do fórum local, há problemas semelhantes aos do judiciário cearense como um todo.

Segundo o juiz Maurício Fernandes, o número de magistrados no município não é o suficiente para comportar a grande demanda que existe, sendo preciso criar mais três varas: Família e sucessões, Cível e Criminal. Além disso, o número de servidores também é uma das maiores carências da comarca, pois existem varas que funcionam com apenas dois servidores, quando o número necessário seria oito servidores.

Na ocasião, também foi abordada a busca por eleições diretas no judiciário. Os associados ainda sugeriram a proposição de um mandado de segurança para evitar a incidência de imposto de renda sobre o auxílio-moradia concedido à categoria.

Durante o evento, os magistrados se comprometeram a participar da próxima ação do movimento da ACM, que acontecerá no dia 13 de novembro, em faculdades de Direito de Sobral, além de Fortaleza e Juazeiro do Norte.