Iniciando os encontros com candidatos a governador do Ceará, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) recebeu na manhã de 19 de setembro, Ailton Lopes (Psol). Acompanharam-no os parceiros de sigla, Renato Roseno e João Alfredo.

Reunião com o candidato ao governo Aílton Lopes

Reunião com o candidato ao governo Aílton Lopes

Representando os magistrados, estavam o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, e o vice-presidente da entidade, juiz José Maria dos Santos Sales, além de outros integrantes da diretoria e associados. A conversa transcorreu tendo como principais eixos o orçamento do judiciário, a busca por eleições diretas para os tribunais e a segurança, tanto a pública quanto a dos fóruns e dos operadores do Direito.

Diante das dificuldades apontadas pelos juízes, como a elevada quantidade de processos por juiz, Ailton Lopes defendeu que haja garantias para o devido acesso à justiça e funcionamento do judiciário em benefício da população. “É fundamental que a dotação orçamentária seja discutida com os juízes e respeitada, o que não tem havido há bastante tempo. Isso é algo a que o poder executivo pode, sim, se comprometer”, afirmou o candidato. Ele ainda comentou ser favorável ao pleito dos juízes referente à implantação de eleições diretas para as presidências dos tribunais, o que classificou como uma “demanda justa”. Ainda propôs o estudo de um meio para que, além dos juízes de primeiro grau, a população também possa participar da escolha.

“Acredito que é uma iniciativa pioneira da ACM em sua história, pois não tenho conhecimento de em outras épocas isso ter ocorrido. Fiquei feliz com esse primeiro evento e espero que os outros três candidatos venham a esta associação falar para o poder judiciário. O Estado do Ceará só tem a ganhar com essa parceria entre os poderes executivo e judiciário em benefício da população e da democracia”, afirmou o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo.

Reunião com o candidato ao governo Ailton Lopes

Reunião com o candidato ao governo Ailton Lopes

Série
O próximo encontro com candidatos na ACM será na segunda-feira, 22 de setembro, às 9h, com Eliane Novais (PSB). A visita do candidato Camilo Santana (PT) deve ser agendada para uma data até o dia 30, conforme contato com a assessoria dele. Já a assessoria de Eunício Oliveira (PMDB) não deu resposta até o momento.

 

Encontros com candidatos a governador do Ceará
– 22/09 (segunda-feira), às 9h: Eliane Novais (PSB)
Local: Sede da Associação Cearense de Magistrados (ACM), à Av. Santos Dumont, 2626, sala 1307, Aldeota

 

Confira mais imagens aqui.