projeto_judiciario_e_cidadaniaA Associação Cearense de Magistrados (ACM) prorrogou o prazo de inscrições para o curso “O Magistrado e a Construção de Modelos para o Aprimoramento da Cidadania e Conscientização da População”. Ainda há algumas das 20 vagas e serão preenchidas por ordem se inscrição. Para assegurar a participação na capacitação, que é gratuita, o associado deve enviar e-mail para [email protected] com o assunto “Curso ACM”.

O treinamento será realizado nos dias 21 e 22 de agosto (quinta-feira e sexta-feira), turnos manhã e tarde (8h – 12h e 14h – 18h), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), exceto a programação da tarde de 22 de agosto, que ocorrerá na Escola Municipal Prof.ª Aldaci Barbosa (Rua Olegário Memória, 1257, Edson Queiroz, atrás do Shopping Via Sul). O objetivo é preparar os juízes para a implantação, em escolas públicas, do Projeto Judiciário e Cidadania, que visa aumentar a aproximação entre Judiciário e sociedade.

O curso é aplicado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM). A carga horária é de 16 horas-aula, compondo-se de quatro módulos, um por turno, incluindo palestras, debates e trabalhos em grupo. Como avaliação, os alunos terão que apresentar um paper com base no conteúdo discutido.

As facilitadoras serão a juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Léa Martins Sales Ciarlini, e a professora do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), Ana Miriam Wuensch.

Projeto
O Projeto Judiciário e Cidadania é desenvolvido pela Comissão Judiciário e Cidadania, que faz parte do “Movimento pela Democratização e Transparência do Judiciário”, gerido pela ACM com a finalidade de promover maior integração entre os juízes cearenses e a população. Inicialmente, será realizado um projeto piloto com alunos do 6º ano (faixa etária entre 11 e 12 anos) de seis escolas públicas municipais, cada uma de uma regional de Fortaleza.

Programação
21/08 (quinta-feira)
Manhã – Módulo I – O novo perfil do magistrado, consubstanciado na responsabilidade social e na cidadania
Tarde – Módulo II – Educando para a Cidadania e a Justiça: recursos filosóficos para o diálogo entre gerações

22/08 (sexta-feira)
Manhã – Módulo III – Programa Cidadania e Justiça na Escola: a importância da participação dos professores, diretores e coordenadores na formação ética e cidadã dos alunos da rede pública de ensino
Tarde – Módulo IV – Prática Orientada: encontro com alunos de uma escola pública, com a presença dos magistrados que participaram do curso

 

Curso “O Magistrado e a Construção de Modelos para o Aprimoramento da Cidadania e Conscientização da População”
Período: 21 e 22/08, turnos manhã e tarde (8h – 12h e 14h – 18h)
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). A programação da tarde de 22/08 ocorre na Escola Municipal Prof.ª Aldaci Barbosa (Rua Olegário Memória, 1257, Edson Queiroz, atrás do Shopping Via Sul)
Inscrições: Enviar e-mail para [email protected] com o assunto “Curso ACM”