0401_OP_Politica_Magistrados_pedem_eleicoes_diretas

PRESIDENTE E VICE DOS TRIBUNAIS
Magistrados pedem eleições diretas
01/04/2014

Em data simbólica para a democracia brasileira, associações de magistrados de diversos Estados se reuniram em ato político para cobrar eleições diretas para presidente e vice dos tribunais de Justiça. No Ceará, 80 juízes da Associação Cearense de Magistrados (ACM) compareceram ao Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) e protocolaram requerimento que solicita a alteração do Regimento Interno do TJCE para permitir a participação de todos os magistrados nas eleições.

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, explicou a escolha da data. “Os brasileiros perderam o direito de votar com o golpe de 64. Então esta data tem um simbolismo muito forte para a sociedade e para o Poder Judiciário que ainda não tem o direito de diretamente eleger seus dirigentes”, disse o juiz. Atualmente, a presidência dos tribunais é eleita somente com o voto dos juízes de segundo grau, os desembargadores – que representam cerca de 14% dos magistrados, segundo Antônio Araújo.

Um dos principais argumentos dos magistrados para as eleições diretas é a possibilidade de dialogarem sobre os problemas dos juizados e buscarem mudanças que vão desde a melhoria em estrutura física até a contratação de profissionais. “As decisões administrativas precisam ser mais transparentes e isso só será conquistado quando pudermos votar e escolher o presidente, esse é o primeiro ato”, frisou a juíza Ana Cleyde Viana Souza. Se o requerimento ao TJCE for acatado, o Ceará será pioneiro na democratização das eleições para a presidência do Judiciário.

Não houve pronunciamento do TJCE sobre o requerimento, porque o presidente Gerardo Brígido estava viajando e, segundo sua assessoria, a demanda é de responsabilidade dele. (Jéssica Welma)

SERVIÇO
Associação Cearense de Magistrados
Onde: Av. Santos Dumont, 2626 – Ed. Plaza Tower – Aldeota
Site: (85) 3264-8288

Fonte: O Povo