Em 14 de março, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Na ocasião, os magistrados deliberaram pela realização do ato político em prol das eleições diretas para os órgãos diretivos do Poder Judiciário, no dia 31 de março, às 9h, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em sintonia com a iniciativa nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Os associados decidiram também que o referido ato marcará o começo de um movimento permanente pela democratização Judiciário, que consistirá em ações a serem realizadas no decorrer do ano visando à implementação das diretas.

IMG_7144_menor

Destacou-se na pauta da assembleia a busca por eleições diretas no Judiciário

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, fez um chamado para que todos os magistrados participem devido à relevância da causa. “Conclamo os colegas para que, em presença massiva, possamos engrandecer nossa representatividade e encetar a redenção do Judiciário cearense”, afirma Araújo.

Na AGE, também foram abordadas outras reivindicações. A diretoria da ACM transmitiu aos associados que está viabilizando as medidas administrativas e judiciais adequadas, junto ao TJCE e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando segurança armada para fóruns, reajuste do auxílio-alimentação, remuneração pela cumulação de função, entre outros.

Exercício anterior
Na ocasião, houve ainda a Assembleia Geral Ordinária (AGO), com a apresentação do relatório anual financeiro e patrimonial da ACM referente a 2013. As contas foram previamente aprovadas pelo Conselho Fiscal da associação e ratificadas pelos associados presentes. Entre as medidas para otimizar as despesas da entidade, foi destacada uma pausa nas reservas para a Colônia de Férias da Tabuba a partir de 2 de abril; sendo que a destinação do equipamento será estudada e decidida em assembleia posterior.

Liderança
As assembleias foram coordenadas pelos seguintes integrantes da diretoria da ACM: juízes Antônio Araújo (presidente), Ana Cleyde Souza (1º secretário) e José Maria Sales (vice-presidente).