conclamacaoCaros colegas,

No dia 31 de março, quando o Brasil completa 50 anos em que mergulhou em profundo regime autoritário, o Poder Judiciário faz manifestação em todo o país buscando sua democratização interna.

Para nós, eleger os presidentes dos tribunais representará grande conquista, não só pelo direito de votar, mas pela participação efetiva que os juízes do primeiro grau passarão a ter doravante, inclusive com o poder de opinar decisivamente para a aplicação dos recursos do Poder Judiciário naquelas áreas onde se verificar a maior necessidade. Como os juízes do primeiro grau estão mais próximos da sociedade, conhecem de perto suas demandas, necessidades e vicissitudes. Desse modo, melhor poderão direcionar os bens e serviços oferecidos pelo Poder para os setores da sociedade que se encontram em maior desigualdade e, por via de consequência, mais carentes de justiça.

Conclamo os colegas magistrados a comparecerem ao ato político que será realizado na segunda-feira, 31 de março, às 9h, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, onde formalmente será entregue requerimento reivindicando o direito de o magistrado do primeiro grau votar para os dirigentes da Corte. Esperamos contar com a presença expressiva dos colegas, numa demonstração de união e maturidade política.

Fraterno abraço,

Juiz Antônio Araújo
Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM)