Porto Alegre (RS) – O presidente da AMB, João Ricardo Costa, abriu a reunião do Conselho de Representantes, nesta quarta-feira (5), informando que a tabela dos critérios de votos do Conselho será seguida conforme prevê o estatuto da magistratura.

No encontro, que ocorreu com a presença dos presidentes de Associações Estaduais de Magistrados, na sede da Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), foram estabelecidas as campanhas do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e das eleições diretas em todos os Estados. “Vamos fazer o desencadeamento da campanha, com protocolo de petições em todos os tribunais do Brasil, pedindo a reformulação dos regimentos internos para consultar os juízes sobre a eleição das mesas diretivas dos tribunais”, esclareceu João Ricardo.

0205_Conselho de representantes AMBO diretor-tesoureiro da AMB, Emanuel Bonfim, fez uma explanação da prestação de contas do primeiro mês da gestão. Outros assuntos pautados foram a recomposição dos subsídios, o sistema carcerário, com exceção da AMB, no debate nacional sobre o grave problema nos presídios.

As datas de dois grandes eventos da AMB foram marcadas. O XXII Congresso Brasileiro de Magistrados vai ocorrer nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 e o VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje) será realizado de 3 a 4 de novembro de 2016. Na próxima reunião do Conselho de Representantes que vai acontecer nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília, serão divulgadas as candidaturas das Associações que pretendem sediar esses eventos.

“Foi uma reunião muito proveitosa com a presença maciça dos representantes dos Estados e tivemos uma pauta de 20 itens com deliberações. Fiz o apelo para que todos contribuam para a formação da Comissão de Direitos”, disse o presidente da AMB.

Depoimentos de alguns participantes
“Foi muito produtiva, a primeira que assisti depois de empossado. Realmente foram discutidos muitos temas e a administração tende a ter muito assunto para discutir em prol da magistratura nacional”
Antônio Araújo – Presidente ACM

“A reunião foi muito produtiva, uma nova maneira de fazer as reuniões do Conselho de Representantes com uma pauta bem encaminhada e discutida”
Eugênio Terra – Presidente da Ajuris

“A reunião de hoje foi excelente pela vitalidade e capacidade de solução, com uma pauta extremamente longa e cumprida integralmente”
Hadja Rayanne de Alencar – Presidente da Amarn

“Foi a primeira vez que participei como presidente da Amapi e a condução do nosso presidente João Ricardo foi perfeita. A pauta era extensa, mas ele foi objetivo, pragmático e conseguiu vencer toda a pauta sempre aberto a discussões”
Leonardo Trigueiro – Presidente da Amapi

“A reunião foi bastante significativa. A tesouraria da AMB fez um relato da situação que encontrou quando assumimos e o Conselho de Representantes traçou as diretrizes que devem ser observadas. Em cada reunião haverá sempre a correspondente prestação de contas”
Mauro Caum – Diretor-Tesoureiro Adjunto

“A reunião foi proveitosa, pois tivemos a oportunidade de discutirmos de forma ampla os problemas que afligem a magistratura. Acreditamos que essa nova AMB vai dar à magistratura nacional uma nova roupagem e credibilidade”
Horácio Melo – Presidente AMPB

Texto e fotos: AMB