IMG_6276

Foram cinco horas de aprendizado e treinamento, aplicando as técnicas

No último sábado, 25 de janeiro, nove magistrados participaram do I Curso Básico de Defesa Pessoal Urbana oferecido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM). “Achei excelente! Tanto a iniciativa, quanto o instrutor – muito bem escolhido, o local agradabilíssimo e a própria turma, formada por pessoas com quem já temos certa afinidade”, destaca a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Soraia Thomaz Dias Victor.

Para ela, o que mais marcou foi a simplicidade das técnicas e a didática pela qual elas foram transmitidas. “Não foi apresentado nada sofisticado demais que não tivéssemos condição de fazer. Foram coisas que tinham facilidade e lógica. Da forma que você era segurada, você aprendia como se defender. As técnicas eram simples e práticas”, afirma.

IMG_6259

Técnicas de defesa simples e práticas foram o foco

Até quem não é leigo no tema, caso do Juiz Federal Danilo Fontenele Sampaio Cunha, que pratica artes marciais há mais de 20 anos, avaliou a capacitação de maneira positiva. “Foi um curso muito bem dado, muito bem ministrado. Com carga horária compatível para o nível introdutório de defesa pessoal. Deu para aprender, sim, e as técnicas são, de fato, efetivas. Muito recomendável”, pontua.

Continuação
Mesmo com um público tão diversificado, o facilitador, Edimir Kawakubo, considera que o aproveitamento do curso foi muito bom, principalmente pelos leigos. “Fizemos algumas dinâmicas com quatro assistentes que levei. Coloquei-os para atacarem os participantes, simulando uma situação de agressão como se fosse na rua. E eles conseguiram sair de 70 a 80% das situações. Todos tiveram bom aproveitamento”, afirma.

IMG_6301

Participantes receberão certificados da International Taekwon-do Federation do Brasil

Com 26 anos de experiência como instrutor de Taekwon-do e representante da International Taekwon-do Federation do Brasil (ITF Brasil), o 6º Dan Edimir explica que esse curso é dividido em três módulos e, neste sábado, foi ministrado o módulo básico. Por isso o profissional propôs a continuação da capacitação, a qual seria incorporada ao Projeto Cidadão do Futuro, em aulas semanais para os magistrados. A proposta foi bem recebida pelos juízes e sua viabilidade será analisada pela ACM.

Os participantes receberão certificado da ITF Brasil com carga-horária de 5h.

Veja outras fotos do curso clicando aqui.