acm_acam_2o_tempoCom duração de 14 meses, o Programa Segundo Tempo acontecerá no bairro Vicente Pinzon graças à parceria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) com a Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM). Inaugurado em outubro de 2010, o convênio entre as duas instituições foi incrementado em 9 de dezembro de 2013 por meio do termo de cessão de uso da quadra poliesportiva do Clube dos Magistrados à ACAM.

Programa Segundo Tempo
O PST ou, por extenso, Programa Segundo Tempo é um programa do Governo Federal executado pelo município por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Ele garante o acesso a atividades esportivas a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos no contra-turno da escola.

Na capital cearense, há 25 núcleos nos quais o PST é desenvolvido. Um deles é o do bairro Vicente Pinzon, que acontece no Clube dos Magistrados sob a responsabilidade da Associação Casa de Afonso e Maria. “Cada jovem participa de uma modalidade individual, uma complementar e duas coletivas”, afirma a coordenadora do Programa Segundo Tempo em Fortaleza, Amanda Rodrigues.

No Núcleo Vicente Pinzon, as atividades coletivas são vôlei e futsal, enquanto a individual é o atletismo. Já as atividades complementares, explica Amanda, ficam a cargo do professor. Elas podem variar de dinâmicas a exposições audiovisuais, desde que partam dos temas gerados pelo programa, como respeito à vida, ser generoso e rejeição à violência.

O cronograma das atividades no Núcleo Vicente Pinzon foi dividido da seguinte maneira:

acm_acam_atividades

Para isso, o PST conta com professores e monitores da área da Educação Física. O suporte aos assistidos passa também pela distribuição de fardamento e lanche, conforme informações da Prefeitura de Fortaleza.

Inscrições
Para se inscrever, a criança ou o adolescente que tenha entre 6 e 17 anos deve se dirigir à sede social da Associação Casa de Afonso e Maria (Rua Dr. Antônio Carneio, 763) acompanhada do responsável. É necessário levar o documento de identidade do futuro beneficiado e o comprovante de que ele está matriculado em uma escola regular. Após o preenchimento das vagas, as inscrições continuarão abertas no Núcleo Vicente Pinzon, mas apenas para cadastro de reserva.

Associação Casa de Afonso e Maria
Fundada em 22 de outubro de 2010, a instituição busca promover a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres nos âmbitos social, cultural e ambiental por meio de ações de capacitação e inserção em áreas urbanas e rurais.

Atua com crianças e adolescentes do bairro Vicente Pinzon, onde se localiza. Atualmente, tem 70 alunos no balé, 30 no karatê, 40 no futebol e 30 no judô. Conta ainda com aulas de canto, flauta, xadrez, uma biblioteca destinada às crianças e oficina de artesanato para os pais.

Além do Programa Segundo Tempo, em vigor de novembro de 2013 a dezembro de 2014, a outra grande novidade da Associação é a oferta de aulas de capoeira, a partir de 18 de janeiro. Todas as informações são fornecidas pela Juíza aposentada Maria Gilmaíse de Oliveira Mendes, presidente da Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM).

A magistrada se sente bastante feliz com o trabalho realizado na ACAM. “A gente quer dar suporte e mais sonhos às crianças e adolescentes daqui. Elevar a autoestima deles, direcionando-os no caminho do bem”, arremata.

 

Serviço
Programa Segundo Tempo no bairro Vicente Pinzon
Local: Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM), à Rua Dr. Antônio Carneiro, 763, Vicente Pinzon.
Telefone: 3262.7972
Duração: Novembro/2013 a dezembro/2014
Público-alvo: Crianças e adolescentes do entorno do bairro Vicente Pinzon com idade entre 6 e 17 anos que estejam matriculados em uma escola regular
Inscrição: o interessado deve comparecer à sede da ACAM com o seu responsável, o comprovante de que está matriculado em escola regular e o documento de identidade
Outras informações: Blog da ACAM e site da Prefeitura de Fortaleza