A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2012, que implementa eleições diretas para a presidência dos Tribunais integrantes do Poder Judiciário, foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, na última terça-feira, 15 de outubro.

Eleições diretas para o Judiciárioproposta, de autoria do Deputado Wellington Fagundes, teve o apoio do relator Deputado Lourival Mendes.

“A aprovação na CCJ é um grande avanço e a bandeira continua até que as diretas se tornem realidade. Trata-se de uma medida diferencial para democratizar a gestão do Poder Judiciário, fazendo com que os juízes de primeiro grau possam votar nos seus representantes nos tribunais”, afirma o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Juiz Ricardo Barreto.

A ACM realizou uma mobilização em prol do pleito por meio de audiência pública promovida em 7 de junho, em Fortaleza, em parceria com a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) no Ceará e a Associação dos Magistrados do Trabalho da Sétima Região (Amatra VII).