IV Encontro da Magistratura CearenseParticipação de grandes estudiosos da Psicologia, como Augusto Cury e Ana Beatriz Barbosa; aplicação de questionário para diagnosticar nível de estresse nos magistrados cearenses; e reflexões sobre o aumento da cobertura jornalística ao Poder Judiciário, com palestra do repórter Caco Barcellos, são destaques do encontro.

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) reunirá os juízes e desembargadores estaduais no IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC 2013), que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Com o tema “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas decisões judiciais”, o objetivo do encontro é alertar sobre o estado crescente de estresse e doenças na categoria, debater suas causas e sinalizar soluções, visando garantir à sociedade profissionais em plenas condições de exercer o papel de julgadores.

Cotidiano estressante
O debate vai enfocar a realidade atual dos magistrados, marcada por excessiva carga de processos, tempo insuficiente para julgá-los e deficiência de condições estruturais. Muitos juízes são responsáveis por duas ou mais comarcas (acumulação de função) devido aos 98 cargos sem preenchimento no Estado. Há também carência de equipe de apoio, em virtude dos 238 servidores que faltam para completar o quadro do Judiciário cearense. Outra questão é a segurança deficiente (em profissionais e equipamentos) em vários fóruns e comarcas, entre outros.

“Envolvidos com uma pesada carga processual, inadequada estrutura de trabalho e incontáveis metas a cumprir, vivemos um cotidiano acima da capacidade de qualquer indivíduo. Superar esses desafios, alcançando o bem-estar pessoal junto ao bom desempenho profissional, é a nossa meta”, assinala o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Juiz Ricardo Barreto.

Estresse em estudo
Durante o encontro, haverá a aplicação de um questionário de uma pesquisa que visa diagnosticar o nível de estresse ocupacional a que estão submetidos os magistrados cearenses, identificando as principais fontes de estresse. A pesquisa faz parte de um projeto de atendimento psicossocial à categoria, idealizado pela ACM e realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os resultados do estudo serão utilizados na elaboração de ações para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais e a prevenção de doenças. A psicóloga Marilda Lipp, que atuará no encontro como palestrante, é a responsável pela pesquisa, que preservará a identidade dos participantes.

Palestrantes de renome
Estresse e temas correlatos serão aprofundados por meio de palestras de grandes estudiosos e profissionais de destaque nas áreas da Psicologia e do Direito, como: Augusto Cury (psiquiatra e escritor – autor mais lido da década no Brasil), Ana Beatriz Barbosa (psiquiatra, autora de oito livros na área da Psicologia, entre os quais “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado”), Marilda Lipp (psicóloga, Pós-Doutorada em Estresse Social pelo National Institute of Health – EUA), Cláudio Baldino Maciel (Desembargador Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Ex-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros), Mantovanni Colares Cavalcante (Juiz de Direito e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará). Já Caco Barcellos (um dos repórteres mais reconhecidos da televisão brasileira) abordará o contexto de crescente cobertura da imprensa ao Judiciário e de maior acessibilidade deste Poder à mídia e à sociedade como um todo.

 

Programação (visualize cartaz aqui)
17 de outubro (quinta-feira)
19h
Solenidade de abertura
Palavra do Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Juiz Ricardo de Araújo Barreto

19h30
Augusto Cury (SP), psiquiatra e escritor
Palestra: O Código da Inteligência – A excelência emocional e profissional

18 de outubro (sexta-feira)
8h30
Ana Beatriz Barbosa (RJ), psiquiatra e escritora
Palestra: Ansiedade e medo no cotidiano

10h30
Marilda Novaes Lipp (SP), psicóloga
Palestra: Stress e qualidade de vida no Poder Judiciário – qual é o limite?

14h
Mantovanni Colares Cavalcante (CE), juiz de Direito
Palestra: A supremacia da imagem no “Processo Eletrônico” e a ameaça à inteligência do texto escrito

15h30
Cláudio Baldino Maciel (RS), desembargador vice-presidente do TJRS
Palestra: O juiz nas suas relações interinstitucionais

17h
Caco Barcellos (SP), jornalista
Palestra: Judiciário e imprensa

 

Serviço
IV Encontro da Magistratura Cearense
Período: 17 e 18 de outubro
Horários:
17 de outubro (quinta-feira) – 18h às 21h30
18 de outubro (sexta-feira) – 8h às 18h30
Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), à Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria
Público: Filiados à Associação Cearense de Magistrados (ACM) – Juízes, Desembargadores, Conselheiros do Tribunal de Contas do Município e do Estado, Notários e Pensionistas