logo_iv_emc_inscricoes_prazo_finalFiliados à Associação Cearense de Magistrados (ACM) podem efetuar a inscrição para o IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC 2013), que é gratuita, até domingo, 13 de outubro, exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário eletrônico neste link. O evento é uma realização da ACM e será promovido nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

O tema do evento é “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas decisões judiciais”. “Serão discutidos os desafios à qualidade de vida e, especialmente, modos de superá-los para alcançar o bem-estar pessoal junto ao bom desempenho profissional”, afirma o presidente da ACM, Juiz Ricardo Barreto.

O assunto será aprofundado por meio de palestras de estudiosos profissionais renomados das áreas da Psicologia e do Direito. São eles: Augusto Cury (psiquiatra e escritor – autor mais lido da década no Brasil), Ana Beatriz Barbosa (psiquiatra, autora de oito livros na área da Psicologia, entre os quais “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado”), Marilda Lipp (psicóloga, Pós-Doutorada em Estresse Social pelo National Institute of Health – EUA), Cláudio Baldino Maciel (Desembargador Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Ex-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros), Mantovanni Colares Cavalcante (Juiz de Direito e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará). Já Caco Barcellos (um dos repórteres mais reconhecidos da televisão brasileira) abordará o contexto de crescente cobertura da imprensa ao Judiciário e de maior acessibilidade deste Poder à mídia e à sociedade como um todo.

Estresse em estudo
Durante o encontro, haverá a aplicação de um questionário de uma pesquisa que visa diagnosticar o nível de estresse ocupacional a que estão submetidos os magistrados cearenses, identificando as principais fontes de estresse. A pesquisa faz parte de um projeto de atendimento psicossocial à categoria idealizado pela ACM e realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os resultados do estudo serão utilizados na elaboração de ações para a melhoria da qualidade de vida dos magistrados e a prevenção de doenças. A pesquisa preservará a identidade dos profissionais.

Aproveitamento
O evento poderá ser utilizado pelos magistrados vitaliciandos como Seminário, que suprirá a disciplina Relações Interpessoais e Interinstitucionais do IV Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. Para o aproveitamento, os interessados devem realizar a inscrição; assinar lista de frequência na Esmec, nos dois dias do evento; cumprir o mínimo de 75% da carga horária total do evento; apresentar o certificado de participação fornecido pela ACM; além de elaborar um relatório de, no mínimo, 10 laudas, e enviá-lo ao e-mail da Escola ([email protected]), até 30 dias após o término do Encontro, sobre um tema que será informado posteriormente. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas na Esmec, por meio do telefone: (85) 3492.9100.

 

Programação (visualize o cartaz clicando aqui)
17 de outubro (quinta-feira)
19h
Solenidade de abertura
Palavra do Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Juiz Ricardo de Araújo Barreto

19h30
Augusto Cury (SP), psiquiatra e escritor
Palestra: O Código da Inteligência – A excelência emocional e profissional

18 de outubro (sexta-feira)
8h30
Ana Beatriz Barbosa (RJ), psiquiatra e escritora
Palestra: Ansiedade e medo no cotidiano

10h30
Marilda Novaes Lipp (SP), psicóloga
Palestra: Stress e qualidade de vida no Poder Judiciário – qual é o limite?

14h
Mantovanni Colares Cavalcante (CE), juiz de Direito
Palestra: A supremacia da imagem no “Processo Eletrônico” e a ameaça à inteligência do texto escrito

15h30
Cláudio Baldino Maciel (RS), desembargador vice-presidente do TJRS
Palestra: O juiz nas suas relações interinstitucionais

17h
Caco Barcellos (SP), jornalista
Palestra: Judiciário e imprensa

 

Serviço
IV Encontro da Magistratura Cearense
Período: 17 e 18 de outubro
Horários:
17 de outubro (quinta-feira) – 18h às 21h30
18 de outubro (sexta-feira) – 8h às 18h30 (coquetel às 20h30, no Alice’s Buffet)
Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), à Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria
Público: Juízes, Desembargadores, Conselheiros do Tribunal de Contas do Município e do Estado, Notários e Pensionistas associados à ACM
Inscrições: Gratuitas, via internet (clique aqui), até 13 de outubro, 300 vagas
Informações: (85) 3264.8288