Juízes João Ricardo Costa e Ricardo Barreto

Juízes João Ricardo Costa e Ricardo Barreto, candidatos da Chapa Unidade e Valorização

Magistrados de todo o Brasil se preparam para eleger os novos membros dos Conselhos Executivo e Fiscal da AMB para o triênio 2014/2016. As eleições acontecerão nos próximos dias 22 e 23 de novembro, pessoalmente, por carta ou pela internet. Duas chapas estão na disputa: “Unidade e Valorização da Magistratura”, presidida pelo juiz João Ricardo Costa (RS), que tem como um dos seus integrantes o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Barreto, e “AMB para os Magistrados”, presidida pelo juiz Roberto Bacellar (PR), apoiado pelo atual presidente da entidade, Nélson Calandra, de São Paulo.

O Juiz Ricardo Barreto está integrado à campanha da Chapa Unidade e Valorização da Magistratura, na qual ocupa o cargo de Vice-Presidente de Direitos Humanos. Além dele, o Ceará também terá um representante na Escola Superior da Magistratura, na pessoa do Juiz Mantovanni Colares, cujo convite já foi feito pela chapa e aceito.

Poderão participar das eleições todos os magistrados associados que estiverem em dia com as suas obrigações e contribuições sociais.

O eleito irá comandar uma das principais associações de magistrados, que congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete de trabalhistas e duas de militares. Ao todo são 14 mil associados, incluindo também magistrados federais.

O candidato da chapa oposicionista, João Ricardo Costa, é juiz de Direito, titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre. Ex-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), é líder do Movimento Unidade e Valorização. Caso eleito, terá como principal bandeira da sua gestão a mudança completa dos rumos da AMB. João Ricardo conta com o apoio de 27 presidentes das 35 associações filiadas.

Bacellar e CalandraJá Roberto Bacellar, candidato apoiado pelo atual presidente da AMB, é mestre em Direito pela PUC e presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) no biênio 2002/2003. Hoje é diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura e coordenador nacional do programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, da AMB. Se eleito for, promete manter a mesma plataforma de atuação da atual gestão.