A reunião realizada ontem na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) prometeu alento aos juízes e desembargadores. Representantes da Associação Cearense de Magistrado (ACM) conquistaram a garantia de melhoria da segurança em todos os 180 fóruns espalhados pelo Ceará. Entre as medidas, estão um efetivo de policiais militares próximos aos fóruns no horário do expediente, dois delegados da Polícia Civil destinados a acompanhar especificamente os inquéritos e um número de telefone reservado para a comunicação dos casos.

O telefone deve ser destinado para a comunicação de juízes, magistrados, advogados e defensores sobre qualquer indício de ataque aos fóruns. O encontro reuniu os principais líderes da SSPDS, mas os detalhes de como devem ocorrer as mudanças ainda serão acertados. O presidente da ACM, Ricardo Barreto, aponta as medidas que poderiam ser tomadas pela associação já foram asseguradas, como a investigação de casos de juízes ameaçados.

“O problema é nacional, mas saio dessa reunião com o sentimento de que as respostas não devem tardar”, assegura. Em 2011, sete fóruns foram invadidos. O número de casos em 2012 parece querer bater novo recorde: somente nos dois primeiros meses, já foram seis invasões, sendo a última no fórum Plácido Castelo, no Cedro, ainda esta semana.

Boa parte das iniciativas definidas na reunião foi sugerida pelos próprios juízes e defensores, que estiveram em Brasília no mês passado para um encontro nacional de magistrados. Dos exemplos semelhantes, Ricardo Barreto afirma ter colhido as melhores experiências. “Temos o reconhecimento de que a luta contra esse tipo de ação deve ocorrer em várias etapas e nós damos o primeiro passo”.

O coronel Werisleik Matias julga que a reunião foi satisfatória, muito embora tenha ponderado em não dar detalhes de como deve ocorrer a operação. “Ainda vamos discutir e não vamos mensurar o número de homens e viaturas. Temos que medir até que ponto podemos garantir a segurança do fórum sem prejudicar a segurança das ruas”, calcula.

ENTENDA A NOTÍCIA

O número de ataques a fóruns cresceu significativamente em 2011 e 2012. No ano passado, foram sete fóruns. Neste ano, somente em janeiro e fevereiro, o número já chega a seis invasões. A última foi no município do Cedro.

SAIBA MAIS
No ataque ao Fórum Plácido Castelo, na cidade do Cedro, os invasores não chegaram a levar nenhum objeto. A Polícia suspeita que o ataque tivesse o intuito de roubo das armas. Os bandidos não chegaram a encontrar.
 
A partir de hoje, dois documentos devem ser publicados pela SSPDS. No primeiro, o comando geral da PM destina orientações para a proteção de fóruns. No segundo, a Polícia Civil deve destinar dois delegados para as investigações.