Com 207 votos, a chapa “Magistratura Unida – Tempo de Avançar”, comandada pelo juiz auxiliar de Maracanaú, Ricardo de Araújo Barreto, venceu a eleição para o biênio 2012-2013 dos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

A eleição ocorreu no dia 9 de dezembro, de 8 às 17hs, no Clube dos Magistrados. Dos 504 magistrados aptos a votar, foram computados 214 votos, sendo que 207 elegeram a chapa  “Magistratura Unida – Tempo de Avançar”. Houve ainda 3 votos nulos e 4 em branco. Todo o pleito foi acompanhado pela comissão eleitoral composta pelos magistrados Luiz Evaldo Gonçalves Leite, Francisco Gomes de Moura e Maria Gladys Lima Vieira.

Sobre a formação da chapa, Barreto afirma que “a complexidade desse momento nos uniu, produziu um projeto que comportou a diversidade de opiniões e métodos, trazendo para a mesa de discussões as melhores idéias e um desejo firme de realizá-las”.

De acordo com a 2a secretária, juíza Ana Cleyde Viana de Souza, houve um processo de aproximação, baseado no dialogo, entre dois grupos que noutro momento tiveram propostas diferentes: “Na verdade, nós todos fazemos parte de uma mesma instituição que é o Judiciário. E a gente percebeu em conversas, em alguns encontros que tivemos, que temos mais convergências do que divergências” coloca ao explicar a origem de um plano de atuação comum.
Ricardo Barreto destacou a importância da eleição para o Judiciário: “A renovação do quadro dirigente de uma entidade como a ACM é sempre oportunidade de confirmar acertos e corrigir rumos, em especial quando não há chapas concorrentes, representando o grupo que se lança uma composição entre a administração que se encerra, a qual reputo de importância histórica sob vários pontos de vista, e colegas com importante experiência associativa, numa formação comemorada por todos com quem temos tido oportunidade de manter contato”.

Dentre os objetivos da nova gestão, Ana Cleyde pontua a necessidade de valorizar a magistratura estadual: “A magistratura está precisando explicar para a sociedade as nossas deficiências e melhorar nossa interlocução para que as pessoas entendam nosso trabalho. O juiz não consegue fazer com que o Judicário funcione se ele trabalhar sozinho. Ele precisa de pessoal, de estrutura física e de uma gestão administrativa adequada”, defende.

Na mesma linha, Ricardo Barreto coloca que é preciso um olhar sistêmico para as questões que aparentemente são culpa do Judiciário: “Fazemos parte de um Sistema de Justiça que é complexo. O magistrado é um ator social importante, mas ele não resolve os problemas do mundo sozinho. Por isso a parceria com a sociedade civil é tão importante. Temos que mostrar que todos ganham com um Judiciário fortalecido”, ratifica.

Em relação aos planos da próxima gestão, o 4º vice-presidente, juiz Antônio Alves de Araújo, esclarece que há uma frente institucional e uma outra ligada ao aspecto organizacional e administrativo. “No institucional, acho que a meta número um é a busca pela eleição para os órgãos diretivos dos Tribunais, o que se fará mediante uma Emenda Constitucional. É difícil, mas é uma meta que a ACM e as associações do Brasil todo devem encetar visando realmente conseguir essa modificação”, explica. Já na frente administrativa, os pontos centrais são o quadro funcional e a estrutura física: “Gestão de pessoal: temos que ter funcionários em número razoável, motivados e com salário adequado, para que realmente eles exerçam uma boa atividade junto com seus juízes titulares. Já no aspecto material, precisamos dotar o Poder Judiciário de instalações dignas para que realmente o juiz possa efetuar um trabalho de excelência”, finaliza Araújo.

Já atuantes

    O presidente eleito Ricardo Barreto integra atualmente o Conselho Executivo da ACM. Além dele, os juízes, também integrantes da chapa inscrita, Daniel Carvalho Carneiro, José Maria dos Santos Sales, Henrique Lacerda de Vasconcelos, Maria de Fátima Bezerra Facundo, Antônio Teixeira de Souza e Maria Gilmaíse de Oliveira Mendes também participam da atual gestão que está chegando ao fim.

Composição da Chapa Magistratura Unida – Tempo de Avançar

Presidente: juiz Ricardo de Araújo Barreto
1º Vice Presidente: juiz Irandes Bastos Sales
2º Vice Presidente: juíza Luciana Teixeira de Souza
3º Vice Presidente: juiz Daniel Carvalho Carneiro
4º Vice Presidente: juiz Antônio Alves de Araújo
5º Vice Presidente: juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo
6º Vice Presidente: juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade
1º Secretário: juiz Roberto Viana Diniz de Freitas
2º Secretário: juíza Ana Cleyde Viana de Souza
1º Tesoureiro: juiz José Maria dos Santos Sales
2º Tesoureiro: juíza Lisete de Sousa Gadelha
Diretor de Esportes: juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos
 
Conselho Fiscal
Juiz Antônio Teixeira de Souza
Juíza Francisca Francy Maria da Costa Farias
Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Juíza Maria Gilmaíse de Oliveira Mendes
Juíza Themis Pinheiro Murta Maia

 

Saiba mais: A posse dos Conselhos Executivo e Fiscal da ACM para o biênio 2012-2013 está agendada para o dia 27 de janeiro de 2012.