O Curso Básico sobre Justiça Restaurativa, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de março de 2011, será em São Luís, no Maranhão (Rua das Sucupiras, quadra 49, nº 27, Renascença I). Ele é gratuito e destinado para todos os magistrados. 

 
A proposta é de uma sensibilização na questão de Justiça Restaurativa e na idéia de haver outro meio alternativo à privação de liberdade. O curso terá carga horária de 20 horas e conta com palestras e facilitadores da área.
 
Os facilitadores do evento são Egberto Penido, juiz da 1a Vara Especial da Infância e Juventude em São Paulo (SP).  Ele ministra palestras e organiza seminários sobre o tema Justiça Restaurativa, bem como Cultura de Paz. E Mônica Mumme, consultora em Justiça Restaurativa na área da Educação. Psicóloga Coordenadora de Projetos do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) de São Paulo (SP). 
 
O Curso é promovido pela ONG Foundation Terre des Hommes (TDH – Brasil) juntamente com as Asmam. A TDH é uma ONG suíça que já atua há 25 anos no Brasil e, em 2011, estabeleceu sua sede da Delegação brasileira em Fortaleza. A Justiça Juvenil Restaurativa é seu principal foco de atuação para os próximos anos.