O 18º Campeonato Nacional de Futebol da AMB, realizado em São Luis/MA, entre 3 e 6 de novembro de 2010, contou com a participação de 19 estados do Brasil e foi, até hoje, o maior campeonato de futebol da história da entidade. Os superlativos incluem a equipe cearense que também enviou sua maior delegação: foram 19 atletas do Ceará se congratulando com magistrados de todas as regiões do Brasil.

 

O elenco foi expressivo na escalação e nos resultados. A ACM se destacou já na primeira partida realizada contra Santa Catarina. Apesar da derrota com um placar de 5 x 2 o Ceará marcou presença já que disputou cada passe com o time da ilha, que se consagrou o campeão invicto.

 

Depois da estréia veio a partida mais emocionante da competição. Esta é a opinião do diretor de Esportes da ACM, Henrique Lacerda: “Precisando da vitória para continuar com chances na competição, nossa equipe pressionou a do Pará desde o início do jogo, mas o gol só veio a dois minutos do seu final”, afirma. Recebendo um passe de primeira, dado pelo desembargador Albuquerque, ainda no meio de campo, o juiz Henrique Lacerda deu um forte chute no canto direito do goleiro do Pará. O gol arrancou gritos de alegria de todos os cearenses que assistiam à partida. No placar: Ceará 1 x 0 Pará. 

 

O terceiro jogo foi contra a equipe goiana, sendo o resultado favorável ao Ceará em 6 a 2. O destaque do jogo foi o juiz José Arnaldo, que marcou três gols, consagrando-se mais uma vez como o artilheiro da ACM, ao lado do juiz Victor Barroso. Um dos gols do jogo foi motivo de muita satisfação de todos os atletas: com precisão profissional, o juiz José Maria cruzou a bola na cabeça do juiz Epitácio Quezado, que, também com maestria, colocou a bola no ângulo esquerdo do gol defendido pelos goianos.

 

Já nas quartas-de-final da competição, o jogo foi contra a equipe campeã do torneio de 2009: a do Rio de Janeiro. Uma curiosidade é que nos últimos quatro campeonatos nacionais, a ACM enfrentou o time carioca três vezes. O Rio de Janeiro venceu o Ceará pelo placar de 4 a 2, com destaque para o juiz cearense Victor Barroso, que mostrou habilidade de ex-atleta de futsal, sendo o responsável por grande parte das jogadas de ataque da equipe alencarina.

 

No sábado, a equipe da ACM ainda participou de um torneio promovido pelo Ministério Público do Maranhão, na sede da sua Associação, com a participação da Polícia Federal e de duas equipes de promotores de justiça. Depois de ganhar a primeira partida, os cearenses perderam a final da competição por um gol a zero para a equipe anfitriã. Apesar do resultado, o destaque ficou para o espírito de confraternização promovido pelo esporte, tendo a equipe da ACM sido reforçada por dois juízes da Bahia: Roberto e Hilton.

 

Os próximos compromissos do time de futebol da ACM são: dia 20 de novembro, jogo de confraternização no Estádio do Castelão contra a equipe de jogadores de São Luis do Curu/CE, a convite do juiz José Maria dos Santos Sales. E dia 27 de novembro, jogo contra a equipe de magistrados do Chile, no campo do Fortaleza Esporte Clube.