Na noite da última segunda-feira (27/09), aconteceu a abertura do VII Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura. O salão spazio do Gran Marquise Hotel de Fortaleza estava lotado com quase 300 participantes, fora acompanhantes, autoridades e demais magistrados que acompanharam a solenidade.

Entre os presentes à abertura estava o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares e a diretora do Departamento de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, além do presidente da Associação Cearense de Magistrados, Marcelo Roseno, representante do Tribunal de Justiça e da Escola da Magistratura do Ceará e demais autoridades.

Em seu discurso durante a abertura, Eneida Barbosa destacou o aumento da participação das pensionistas ano a ano no evento e nas demais atividades associativas. Ela lembrou ainda os grandes desafios de garantir a aprovação da PEC 46, que restabelece as pensões integrais e da PEC 555, que objetiva a redução gradual da contribuição previdenciária de inativos e pensionistas.

O presidente da AMB, Mozart Valadares, destacou a importância da luta pelo pagamento integral das aposentadorias da classe da magistratura. “Nós temos que restaurar a integralidade do aposentado e da pensionista porque essa foi uma grande conquista da Constituição de 1988. Além de ser um direito, é uma preocupação que não deve fugir das entidades de classe da magistratura.”

O presidente da Associação Paulista de Magistrados, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que também compareceu à abertura do Congresso, ressaltou o papel das pensionistas nos debates pelos direitos da magistratura. “Elas estão muito organizadas, com o olhar voltado para as reivindicações, pelos dos seus direitos para, inclusive, haver essa união entre as pensionistas do Brasil inteiro. Nesses encontros nós verificamos que há dificuldades em comum e nós temos dar apoio para que essas conquistas se concretizem” apontou.

A solenidade foi seguida de um jantar de confraternização com música dançante no hotel que sedia o evento até quinta-feira, dia 30 de setembro.