O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, lançou nessa segunda-feira (24), no Rio de Janeiro, o livro “Cartas a um Jovem Juiz – Cada processo hospeda uma vida”. O evento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Av. Erasmo Braga, 115, 10º andar) e contou com o apoio do presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter.

Neste livro, o ministro Cesar Rocha, em linguagem simples, recheada de otimismo e confiança, repassa profundas reflexões sobre as instituições judiciais e democráticas, com ênfase nos percalços e promessas da carreira da magistratura desde o ingresso nos seus quadros, assinalando o quanto ela exige dos que a seguem.

Segundo assinala a editora na apresentação da obra, a compreensão institucional do ministro Cesar Rocha demonstra capacidade de análise da estrutura e das funções do Poder Judiciário, manifestada em linguagem dialogal. É revelado um mundo nem sempre harmonioso, mas sempre fascinante, que envolve o universo dos princípios e das normas jurídicas nas suas relações com os fatos da vida humana e social, o qual o autor analisa do ponto de vista de um atento partícipe da magistratura brasileira, de cuja biografia constam elevados cargos administrativos do Judiciário exercidos com equilíbrio, eficiência e altivez, assinalam os editores.

O livro traz o selo da editora Campus-Elsevier e compõe a série Cartas a um Jovem, que reúne autores consagrados como Mario Vargas Llosa, Bob Wolfenson, Ivo Pintaguy, Adib Jatene, Marcelo Glaiser, Francisco Müssnich, Marília Pêra, Gustavo Cerbasi, Contardo Galligaris, Irmãos Campana, Idalberto Chiavenato, Ana Maria cIndio da Costa, Lourent Suaudeau, Bernardo Rezende, Ozires Silva, Alexandre Herchcovith, Whitaker Penteado, Renato Bernhoeft e Roberto Dualibi.

Fonte: Site JUSBRASIL