No último sábado, dia 6 de julho, no Clube dos Magistrados, ocorreu a premiação do Campeonato Regional de Futebol Society da AMB.
Segundo o coordenador do Campeonato e diretor de Esportes da ACM, juiz José Maria dos Santos Sales, tudo transcorreu da melhor maneira possível. "Nós procuramos fazer tudo o que estava em nosso alcance para nossos colegas do Maranhão e do Piauí porque quando nós vamos para estes estados também somos muito bem recebidos".
A avaliação de José Maria é reiterada pelo juiz de Natal e membro da Comissão Disciplinar Andreo Marques: "Viemos eu e dois colegas – um da Paraíba e outro do Rio Grande do Norte – para participar da Comissão Disciplinar e a nossa avaliação é de que o campeonato foi muito bom; o campo era de excelente qualidade, o transporte funcionou muito bem e a premiação também foi ótima".
Outro membro da Comissão Disciplinar, o juiz aposentado da Paraíba, Francisco Neres Pereira, reafirma o êxito do evento salientando o clima pacífico em que os jogos transcorreram: "Em alguns torneios, nós reclamávamos muito de uma certa violência, de alguns atos que não são compatíveis com nossa atividade. E neste campeonato os pontos que eram objeto de reclamação não estiveram presentes. É este o nível que nós queremos para todos os campeonatos da AMB".
Neres Pereira ainda coloca outra questão em pauta: "Quando os campeonatos tinham 9 equipes havia problemas para reunião dos grupo porque eram muitas pessoas envolvidas. Já este sistema com 3 equipes nós o estamos utilizando pela segunda vez. Mas, há quem ache que 3 equipes é um número reduzido. Então, estamos trabalhando para chegar a um formato ideal".
Já para o juiz do Piauí, Roberto Veloso, que participou do campeonato na categoria Sênior, a primeira e fundamental questão dos jogos entre os magistrados é manutenção da atividade física. "Esta atividade é importante porque nossa rotina profissional é muito estressante, exige muita responsabilidade uma vez que nós lidamos com questões gravíssimas como o patrimônio e a liberdade das pessoas. Então, o futebol representa essa oportunidade de extravasar as tensões. O campeonato representa o congraçamento, mas há um aspecto anterior que é a preparação física. Antes de irmos para um evento como este há toda uma série de atividades como caminhadas, corridas, treinos… Isto é algo mobilizador que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) deve sempre continuar incentivando", enfatiza Veloso.
Para o juiz Ronald Cavalcante Soares Júnior, melhor goleiro das categorias Livre e Master pelo Ceará, o Campeonato teve um significado especial por marcar seu retorno aos gramados após quase um ano e meio se recuperando de uma contusão: "Em dezembro de 2007, no Campeonato Nacional da categoria Livre da AMB, eu me contundi em um jogo contra a Bahia. Houve a ruptura dos ligamentos do meu joelho esquerdo, o que acarretou em uma cirurgia e todos aqueles procedimentos e cuidados posteriores como fisioterapia etc. Agora, após um ano e cinco meses, voltar a jogar nos treinos do Campeonato Regional é algo muito representativo para mim. É um misto de desafio pessoal e de necessidade de ajudar ao time. A história dos campeonatos da AMB é sólida e mostra a ligação que todo brasileiro tem com este esporte. Para nós magistrados, eventos como este também representam uma oportunidade de se criar laços, de aumentar a integração entre categoria.
Por fim, o artilheiro do Campeonato pela categoria Livre, o jogador do Ceará, juiz Henrique Lacerda, ratifica a questão da integração motivada pelo esporte: "A uma máxima que diz: esporte é vida. E realmente sem o esporte a vida fica mais preto e branco. Neste caso, o futebol também ajuda a gente a conhecer os juízes do Brasil inteiro, a se integrar". Quando indagado sobre o título de artilheiro, Henrique declina dos elogios e aponta a ajuda da equipe: "Com a ajuda dos companheiros a gente conseguiu fazer os gols e classificar a equipe para o Campeonato Nacional do Livre, que vai acontecer em setembro no Rio Grande do Sul. Este era nosso grande objetivo". Henrique que além do futebol, gosta de tênis, corrida e surf, lembra que em Palmácia, Comarca em que é Titular, há sempre jogos que incluem a participação dos funcionários do Fórum local e ajudam a manter a atividade física".
Na disputa acirrada em três categorias (Livre, Master e Sênior), os vencedores foram os seguintes:
Na categoria Livre, em um único jogo realizado na quinta-feira (04/06) o Ceará venceu o Maranhão por 5 a 2, com gols de Henrique, Epitácio e Flávio pelo Ceará e Wellington e Thales pelo Maranhão.
Já no Master, o Ceará foi novamente vencedor da categoria após uma rodada de três partidas que teve o seguinte placar:
1o. JOGO: 04/06/09 – CEARÁ 2 X 1 MARANHÃO
2o. JOGO: 05/06/09 – PIAUI 1 X 1 MARANHÃO
3o. JOGO: 06/06/09 – CEARÁ 1 X 1 PIAUI
Na categoria Sênior, disputada em um único jogo, o Piauí ganhou do Maranhão por 1 a 0, com gol de Teófilo.
Confira os jogadores que foram destaques do campeonato:
Artilheiro categoria livre: Henrique Lacerda (CE) com 03 gols
Melhor goleiro categoria livre: Ronald Júnior (CE)
Melhor jogador categoria livre: Donato Melhor (CE)
Melhor goleiro categoria master: Ronald Júnior (CE)
Melhor jogador categoria master: Victor (CE)
Artilheiro categoria sênior: Teófilo (PI) (1gol)
Melhor jogador categoria sênior: Licar (MA)
Melhor goleiro categoria sênior: Roberto Veloso (PI)
Calendário do Campeonato Nacional por Categoria:
Master – agosto, em Brasília
Livre – setembro, em Porto Alegre
Sênior – dezembro, em salvador