Os magistrados do Ceará têm a disposição uma importante ferramenta tecnológica para debater as principais questões que envolvem a classe e o Poder Judiciário cearense. Estamos falando do Pro-Juris, lista de discussão gerenciável, criada em 2006, para promover a discussão de temas fundamentais relativos à Justiça junto aos próprios magistrados.
“A idéia para a criação da lista de discussão surgiu da necessidade de viabilizar o contato dos juízes que moram em diferentes cidades do interior do Estado e da capital”, explica o juiz auxiliar Eduardo Fontenele, um dos moderadores do Pro-Juris. Para ele, a importância da lista de discussão está em possibilitar que os juízes estejam a par de assuntos de interesse da categoria e possam debatê-los de forma ágil.
Assim, temas como a criação de novas varas no Estado do Ceará, o resgate das diferenças relativas ao ATS dos magistrados e medidas para a melhoria da eficiência da Justiça estão na pauta de discussão do Pro-Juris. Demais assuntos menos específicos, envolvendo a doutrina do Direito, também têm ampla participação de todos os inscritos que expõem seus argumentos na plataforma interativa.
Para inscrever-se no Pro-Juris e ter acesso a todos os debates que estão acontecendo, os magistrados cearenses podem enviar um email para [email protected], solicitando a inscrição na lista de discussão. A partir daí é só se interar sobre os temas e dar também a sua contribuição para o aprimoramento da Justiça no nosso Estado.