Moradores de 15 comunidades da Praia do Futuro tiveram acesso a atendimento médico e odontológico, distribuição dos medicamentos receitados, corte de cabelo e muitos outros serviços na manhã da última terça-feira (09/12), no Clube dos Magistrados. Das 8h às 13h, foi realizado o Dia da Solidariedade ACM 50 anos, evento que faz parte da programação de aniversário da entidade.

“Os juízes têm uma preocupação social. E esse foi o início, queremos repetir a experiência pelo menos uma vez por ano. Esperamos ainda que eventos como esses sejam realizados em outros clubes da área, que muitas vezes são subutilizados durante a semana”, destacou o presidente da ACM, juiz Paulo Nogueira. Ele agradeceu aos apoiadores do evento: Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pastoral Carcerária, Hemoce, Secretaria de Justiça do Estado do Ceará, Cartório João de Deus e voluntários da comunidade, como o motorista Pedro Teixeira, 31 anos. Pedro foi ao Clube dos Magistrados doar sangue e acabou ficando para ajudar na organização dos outros doadores. "É uma grande satisfação. Ver iniciativas assim estimula a gente a ajudar".

O dia começou com palestras educativas sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os perigos no consumo de drogas. "Eu aprendi bastante nas palestras sobre drogas, álcool e sexualidade. Estou gostando muito, agora vou participar dos jogos no campo", contou a estudante Tamires Cordeiro, 13 anos.

Também satisfeito estava o Coronel do Exército Felipe Ribeiro, que coordenou a ação das três Forças Armadas durante o Dia da Solidariedade. "Todo esse trabalho é feito com muito empenho e dedicação. Cuidar da população é nosso dever, a população é nossa cliente número 1", afirmou o militar. O atendimento médico foi realizado conjuntamente pelo Exército, pela Marinha e pela Aeronáutica. Foram oferecidas consultas nas especialidades de ginecologia, cardiologia, ortopedia, pediatria e clínica geral.

Stands informativos, espaço para práticas recreativas e filmes institucionais também fizeram parte dos serviços prestados pelas Forças Armadas. A Pastoral Carcerária prestou atendimento jurídico, forneceu certidão criminal e fez consultas a processos. A Secretaria de Justiça emitiu carteira de identidade e CPF, e o cartório trabalhou na emissão de certidões de nascimento. A Banda de Música do Exército animou o público no fim da manhã, seguida de uma apresentação de motos do grupo raio, da Polícia Militar.

ATENDIMENTOS DIA DA SOLIDARIEDADE

Expedição de documentos
CPF: 55 unidades
Identidade: 34

Corte de cabelo: 30 cortes

Atendimento médico
Clínica médica: 50
Cardiologia: 37
Ginecologia: 26
Ortopedia: 28
Pediatria: 45
Orientação odontológica e distribuição de kits dentários: 60

Doações de sangue: 36 candidatos, sendo 20 doações, 15 inaptos e um desistente.

Atendimento jurídico: questões sobre adoção, imposto de renda, pensão alimentícia, divórcio, certidão criminal, direito do consumidor.