“Sempre vi os juízes como deuses, que não cometiam erros e sempre cheios da razão, mas quando comecei a fazer as pesquisas, (…) logo percebi que os juízes são seres humanos, funcionários como qualquer outro, que erram, que precisam ser atualizados para saberem lidar com novos conflitos que existem na sociedade”.

O trecho é parte da redação da estudante Maria Aparecida Raquel Chagas, aluna do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correa, no município de Iracema. Ela conquistou a primeira colocação no concurso “O Judiciário cearense na luta pela cidadania”, promovido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM).

Um total de 155 trabalhos de todas as regiões do Estado foi analisado pela comissão julgadora do concurso. A iniciativa da ACM contou com a parceria da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), e o apoio da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Editora Barsa Planeta e Edições Bagaço.

O segundo lugar foi conquistado pela estudante Larissa Alves Dias, aluna do 8º ano do Colégio Gustavo Barroso, em Fortaleza. As duas alunas selecionadas irão receber um computador com gravadora de CD e DVD, monitor LCD, teclado, mouse e módulo isolador. A entrega será realizada durante a festa de 50 anos da ACM, no próximo dia 20 de dezembro, no Lulla´s Palace Buffet.

Durante a festa, os professores que orientaram as redações premiadas receberão um notebook e as escolas dos estudantes vencedores ganham com uma coleção da Barsa Planeta. O kit contém 18 volumes de livros, 10 cd´s ROM e senha de acesso ao site da Barsa por um ano.

O concurso de redação integra o calendário de eventos comemorativos dos 50 anos da Associação Cearense de Magistrados (ACM). De acordo com a 3ª vice-presidente da entidade, juíza Valdenisa de Sousa Bernardo, a iniciativa foi um sucesso e contribuiu para o processo de formação da cidadania, proporcionado aos futuros formadores de opinião o conteúdo / informações sobre o Poder Judiciário cearense.

Resultado do Concurso de Redação ACM 50 anos com o tema “O Judiciário cearense na luta pela cidadania”

1º lugar
Aluna: Maria Aparecida Raquel Chagas
Série: 9º ano
Escola: EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia
Cidade: Itarema

2º lugar
Aluna: Larissa Alves Dias
Série: 8º ano
Escola: Colégio Gustavo Barroso
Cidade: Fortaleza

Clique aqui e leia a redação que tirou o 1º lugar

Clique aqui e leia a redação que tirou o 2º lugar