Um clube vazio nos dias de semana. Crianças sem nenhuma atividade fora do turno escolar. A combinação disso resultou no projeto Cidadão do Futuro, promovido desde novembro de 2007 pela Associação Cearense dos Magistrados (ACM). O projeto atende 50 crianças de oito a 12 anos da comunidade Coração de Maria, na Praia do Futuro.
O objetivo é oferecer às crianças e adolescentes do local incentivo para os estudos e a prática de esportes, realizados de segunda a sexta nas dependências do Clube dos Magistrados. ‘‘A comunidade tinha uma demanda por atividades que afastassem as crianças e jovens do perigo das ruas. A entidade decidiu aproveitar o espaço do clube para oferecer esse projeto social’’, explica a psicóloga Maria José Angelim, coordenadora do projeto.
As crianças recebem reforço escolar diariamente e praticam esporte duas vezes por semana. Além disso, elas têm acesso a reforço escolar, aulas de informática, parque infantil, biblioteca e brinquedoteca.
Para participar do projeto, as crianças se comprometem a melhorar o desempenho e a freqüência escolar, o que tem sido verificado no período. A entidade também está buscando parcerias para oferecer mais serviços, como aulas de inglês e alfabetização para adultos.