Em três sábados do mês de junho, o Clube dos Magistrados é a sede de uma atividade que reúne pais, crianças e professores do projeto Cidadão do Futuro. No centro, as demandas de cada um desses grupos, reflexões envolvendo temas como educação, sexualidade, cidadania, relacionamento familiar. São as Rodas de Conversa, atividade coordenada pela Mestre em Psicologia, Patrícia Passos Sampaio, que faz parte do projeto Cidadão do Futuro. “Tivemos uma participação muito boa, as pessoas estão bastante engajadas”, avaliou Patrícia, que é coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), sobre o primeiro encontro (07/06). As Rodas de Conversa ocorrem ainda nos dias 14 e 21 de junho.
 
A professora e oito estagiárias de psicologia da Unifor conduzem os trabalhos com cerca de 30 familiares, 50 crianças de 8 a 12 anos, e professores. Segundo ela, a metodologia utilizada foi produzida pela Pastoral da Criança com apoio do Fundo das Nações Unidas, Ministério da Saúde, entre outras instituições. A proposta é dividida em três etapas. O primeiro momento é de problematização, um diagnóstico das realidades das famílias e professores. O segundo sábado é dedicado à troca de informações. “A terceira etapa é o momento de reflexão para ação”, acrescenta ela. Todos os interessados podem participar como voluntários, aos sábados, das 9h às 11h da manhã.
 
Aprende-se com razão e emoção, sem deixar de valorizar as experiências anteriores. O ritmo de cada um é respeitado. Entre os objetivo, resgatar a auto-estima, permitir a livre-expressão de dúvidas e vivências, oferecer informações corretas. Sobre os conceitos do projeto, Patrícia explica: “São espaços circulares, onde todos têm oportunidades de participar, de externar sua opinião, de exercitar sua capacidade de discernir entre as várias opções disponíveis. Um espaço onde os participantes possam construir projetos de vida compatíveis com seus sonhos, desejos e com a realidade em que vivem”.
 

O Projeto Cidadão do Futuro é desenvolvido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) desde novembro de 2007, sob a coordenação geral da psicóloga Maria José Cardoso Angelim. Um total de 50 crianças de baixa renda da Praia do Futuro são atendidas diariamente, com reforço escolar, informática, prática de esporte e lazer. Também como parte do projeto, uma palestra sobre tema de interesse da comunidade é realizada todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.